Rio São Lourenço-MT Foto: Aguinaldo Silva

CPAN recebe doutorando da Universidade de Kentucky

Parte do Acordo de Cooperação firmado entre a UFMS e a Universidade de Kentucky para o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Sistemas fluvial avulsivos e sua relação com as inundações e dinâmica hídrica do pantanal sul-mato-grossense”, o Câmpus do Pantanal (CPAN) recebeu nos meses de junho e julho o geólogo e doutorando do Department of Earth and Environmental Sciences, da Universidade de Kentucky, Edward Lo.

Aprovado pelo CNPq, sob a coordenação do professor Aguinaldo Silva, o projeto pretende estudar a dinâmica hídrica do Pantanal Sul-mato-grossense considerando as características geomorfológicas e evolutivas do sistema. A proposta visa a integração de pesquisadores da UFMS com outras instituições do Estado e também com UNESP, UEM e com a Universidade de Kentucky/EUA, como também a qualificação de estudantes de pós-graduação para lidar com tema tão complexo como o estudo da dinâmica hídrica em planícies aluviais alagáveis (wetlands), com inundações frequentes e de grande magnitude.

No CPAN, o doutorando Edward Lo desenvolveu suas atividades no Laboratório de Estudos Socioambientais e também realizou trabalho de campo para coleta de amostras de sedimentos e água nos principais rios da Bacia do Alto Paraguai.

Durante o trabalho de campo, Edward Lo percorreu mais de 5.500 km e coletou aproximadamente 100 amostras. Essa é a primeira etapa da tese do doutorando intitulada “source-to-sink sediment processes in a back-bulge basin”, orientad na Universidade de Kentucky pelo Professor Michael M. McGlue e co-orientado no Brasil pelo professor Aguinaldo Silva (CPAN).

Doutorando Edward Lo e o professor Aguinaldo Silva

“O objetivo da pesquisa, que tem como área de estudo o Planalto e a Planície da Bacia do Alto Paraguai, é determinar a origem dos sedimentos depositados na planície pantaneira e avaliar a transição entre o ambiente terrestre e aquático. A geração, transporte, deposição, e armazenamento de sedimento serão alvos desde estudo. Os resultados podem ser aplicados para diferenciar entre mudanças naturais e antrópicas, refinar modelos de sedimentação, e interpretar o acervo geológico, que contém sinais de mudanças tanto climáticas quanto tectônicas”, explica o  professor Aguinaldo.

O doutorando teve aprovado, para 2020, bolsa de doutorado sanduíche no Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e National Science Foundation (NSF), no âmbito do Programa Capes-NSF Grow.

“As atividades de pesquisa serão conduzidas sob supervisão da UFMS, contribuindo para o intercâmbio educacional, cientifico e tecnológico entre instituições brasileiras e norte-americana”, completa o professor.

Paula Pimenta (com informações do CPAN)