Ainda no período de férias, a comunidade universitária foi convidada a participar de uma programação gratuita que reuniu saúde e cultura em uma caminhada leve, divertida e de contemplação. A iniciativa Férias com Arte recebeu diferentes públicos nesta terça-feira, 29, divididos em dois grupos para uma visita guiada a quatro espaços culturais da Cidade Universitária. Os participantes conferiram mostras artísticas, as quais continuam acessíveis à toda a comunidade ainda neste mês.
A atividade começou pela exposição Ciclo Entre Olhares: Poéticas Autorais, na Galeria de Artes Visuais, localizada no bloco 8, com a presença do autor e professor do curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), Isaac Camargo. Na sequência, os presentes conferiram o Memorial Glauce Rocha, à disposição no teatro com mesmo nome da atriz campo-grandense, e visitaram a exposição Itinerâncias, na Casa da Ciência e Cultura, composta pelo acervo original da UFMS de obras de artistas plásticos regionais. Por fim, os participantes percorreram a Passarela Ecológica, em direção ao auditório Professor Luis Felipe de Oliveira, no setor 3, onde a programação foi finalizada. Por lá, todos puderam contemplar a mostra coletiva Jovens Artistas, com produções de estudantes e egressos.
A diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Rozana Valentim, acompanhou os grupos durante todo o percurso, fornecendo informações sobre os pontos visitados e trazendo explicações e curiosidades sobre as obras. “Nossa ideia foi integrar as pessoas, para que elas tivessem atividades para fazer durante as férias, ainda mais que estamos com quatro exposições montadas. Com a caminhada, tornamos isso mais acessível, trazendo as pessoas para conhecer a Universidade. A gente tem aqui muitos equipamentos culturais que às vezes nunca foram visitados, e a Universidade é um lugar sempre aberto para a população, para fazer esse diálogo, para a formação das pessoas”, afirmou.
Juntamente a Rozana, a secretária de Projetos, Eventos Esportivos e de Lazer da Proece, Sarah Lemos, também desenvolveu a iniciativa Férias com Arte e registrou presença nos dois encontros. “A gente pensou em unir o esporte à arte, e nada melhor para isso do que uma caminhada, que é uma atividade que atende todo mundo, crianças, idosos, cadeirantes. Tivemos o cuidado de deixar pontos de descanso, de hidratação, pensando também na segurança de todo mundo. Para ser bem tranquilo, desenvolvemos vários percursos, todos eles com caminhada contemplativa, porque dentro da Universidade a gente tem também a natureza, coisa que muita gente não conhecia. Então, foi bem legal essa primeira experiência, bastante positiva”, relatou.
Para o professor Isaac Camargo, autor da primeira exposição visitada, a programação promoveu a popularização das artes e da cultura dentro da Universidade, possibilitando à comunidade o ato de refletir e provocando um encontro único entre público e artista. “Essa é a ideia, mostrarmos tudo aquilo que fazemos aqui na Galeria de Artes Visuais, justamente porque muitos dos nossos estudantes e colegas [da Faalc e da Universidade] e, até mesmo, o público externo não conhecem o nosso trabalho. É muito difícil a gente ter muitas mostras ativas espalhadas pela cidade e as pessoas acompanharem essas exposições, conhecendo as pesquisas e os fazeres artísticos que ele [autor] faz dentro de suas produções”, comentou o artista.
Segundo o professor, por meio de Ciclo Entre Olhares: Poéticas Autorais, os grupos puderam descobrir novas formas de fazer arte, com o uso de diferentes técnicas, temas ligados à nossa identidade regional e algumas provocações. “A arte visual contemporânea opera nessa frequência, trabalha com experimentações, com novas possibilidades criativas, expressivas e conceituais. Quem visitar a exposição vai ver um monte de coisa que nunca viu antes, tudo junto e misturado ao mesmo tempo. É uma quebra de fronteiras, quando você deixa de fazer aquele desenho convencional, de reprodução, de interpretação, e passa a criar a partir dele, explorando diversos recursos plásticos, como pintura, gravura, fotografia e escultura”, detalhou.
A estudante do curso de Turismo da Escola de Administração e Negócios (Esan) Elia Pereira Sena marcou presença no encontro Férias com Arte. “Pude conhecer a história da Glauce Rocha [no memorial], essa atriz que eu só via o nome, passava ali na frente do teatro, mas não sabia quem era, não tinha ideia da potência que foi essa mulher. Também me chamou muita atenção aquela obra do Bugrinho [na exposição Itinerâncias], da Conceição dos Bugres. Conhecer tudo isso vai agregar muito no meu curso, porque eu acredito que o turismo, a arte e a história estão superligados”, opinou.
A exposição Ciclo Entre Olhares: Poéticas Autorais e a mostra Jovens Artistas continuam abertas às comunidades interna e externa até o dia 15 de agosto. Já a exposição Itinerâncias percorrerá todos os câmpus da UFMS, com a primeira parada no Centro Cultural do Câmpus da UFMS de Aquidauana, a partir do dia 13. O Memorial Glauce Rocha seguirá permanente, localizado em espaço anexo ao hall de entrada do teatro.
Texto e fotos: Raul Delvizio














