Nathan Aratani assume a direção do Instituto Integrado de Saúde

O professor Nathan Aratani tomou posse como diretor do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) pela reitora Camila Ítavo para os próximos quatro anos, de 2025 a 2029. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira, 29, no saguão do Inisa, localizado no setor 2 da Cidade Universitária, com a presença de pró-reitores, diretores de agências, coordenadores de cursos, servidores, estudantes do Inisa, além de familiares, representantes da Secretaria de Estado de Saúde, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e da Fundação Oswaldo Cruz.

Em seu discurso, a reitora agradeceu a presença dos parceiros e autoridades na cerimônia e desejou que os gestores da Universidade sejam sinônimo de entendimento, da paz e do equilíbrio em seus setores e unidades. “O papel do dirigente e da dirigente é criar conexões, criar oportunidades. A gente precisa do ‘sim’, porque a gente precisa de financiamento, mas a gente precisa de entregas e eu penso que o Inisa tem um potencial imenso, já temos trabalhado com o Arthur [Medeiros], que estava no Ministério da Saúde, o nosso centro de reabilitação, a Clínica Escola, que a gente tem que colocar à disposição, os laboratórios que crescemos, trabalhar fortemente nas residências, fortalecer os nossos programas de pós-graduação, fortalecer o ambiente de prática de campo da Fisioterapia e da Enfermagem, pensar em novos cursos […], porque a gente precisa atender a sociedade como a gente faz, com qualidade, responsabilidade e seriedade”, destacou Camila.

Durante a cerimônia, a reitora agradeceu ao professor Marcos Antônio pelos quatro anos de contribuição na direção do Inisa. “Eu fico muito feliz quando as pessoas se dispõem à assumirem posições de coordenação, de direção na Universidade. Nós sabemos que não é fácil e que cada um, em cada posição, tem uma visão sobre a nossa Instituição. Nós estamos mais à serviço. […] O que a gente tem trabalhado é a nossa consciência e com o entendimento de que a gente tem a missão de representar. Quando eu estou andando, eu represento 50 mil pessoas, quase 45 mil estudantes, todos os nossos técnicos, todos os nossos professores, todos os colaboradores, fora as pessoas que vem aqui todos os dias buscar um serviço, na Clínica Escola, o Hospital Universitário não é nossa gestão, mas estamos lá”, ressaltou.

O novo diretor já atuava como coordenador acadêmico da Unidade há cinco anos e reforçou que assume a função contando com o apoio da comunidade universitária, parceiros e Administração Central. “Esse é o meu propósito e o porquê eu venho trabalhar todos os dias. […] Todos os dias, eu saio de casa com essa missão de que eu preciso entregar enfermeiros, que é o curso que eu estou mais vinculado, que vão cuidar da minha mãe e da minha avó que são SUS-dependentes, então eu preciso entregar uma boa formação, eu preciso entregar uma formação ética, com valores de cidadania”, falou. “É com essa missão, é com esse coração que eu estou entrando, eu preciso que isso aqui dê certo, porque eu amo esse lugar, é desse lugar que eu tiro o meu sustento, é a minha única fonte de renda, é aqui que eu faço uma formação cidadã, é aqui que eu posso doar um pouco do que eu sei, do que eu quero enquanto sociedade, para outras pessoas, principalmente nossos alunos”, acrescentou.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Vieira, cumprimentou o professor Marcos Antônio Ferreira Júnior pelos quatro anos à frente do Inisa e desejou sucesso ao novo diretor. “A Pró-Reitoria de Graduação, assim como todas as pró-reitorias, estavam sempre de portas abertas. Juntos, a gente pode crescer bastante. Individualmente, a gente cresce bastante, mas, juntos, de maneira coletiva, colaborativa, a gente pode fortalecer cada vez mais a qualidade dos nossos cursos de graduação, de pós-graduação, a qualidade da formação, muito além de uma formação técnica, uma formação cidadã dos nossos estudantes, e que eles tenham a capacidade de entender a sua posição na sociedade, seus deveres, seus direitos. Aquela formação com um conjunto de habilidades, conhecimentos e competências para que eles possam servir na nossa sociedade e contribuir para transformar os nossos municípios e o nosso Estado como um todo”, enfatizou.

O professor Marcos Antônio agradeceu a oportunidade de representar à Unidade ao longo dos últimos quatro anos. “Quero agradecer demais à gestão central, desde o professor Turine, que era o reitor, e a professora Camila, que era vice-reitora à época, até a professora Camila agora reitora. Esse Instituto, assim como as demais unidades, foi muito prestigiado no sentido de ter tido todas as nossas demandas acatadas, analisadas e, de acordo com as condições e as possibilidades, ter sido atendido. Nós crescemos bastante nos últimos quatro anos em número, em quantidade, mas muito também em qualidade”, destacou. “Desejo ao professor Nathan, primeiro, muita sorte, porque sorte é um elemento da vida. Tomara que tenha muita sorte, que momentos bons venham para o nosso país, para o nosso Estado, para a nossa Instituição, de muito trabalho, porque tenho certeza de que ele trabalha muito e também com a certeza de que todos nós da unidade estaremos no apoio para que o Inisa possa cada vez mais continuar crescendo, gerar melhores condições de trabalho para todos, produzirmos melhores estudantes e tendo os melhores resultados de avaliação dos nossos cursos”, concluiu.

Texto: Thalia Zortéa e Bianka Macário

Fotos: Alíria Aristides e Bianka Macário