Ação conjunta do hospital com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Mato Grosso do Sul beneficiou pacientes que aguardavam há meses por atendimento endocrinológico, exames e procedimentos
Neste sábado, 24, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da UFMS (Humap-UFMS/Ebserh), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Mato Grosso do Sul (SBEM-MS), realizou o Mutirão da Tireoide. A ação foi promovida em alusão à Semana Internacional da Tireoide e teve como foco oferecer um atendimento especializado, completo e resolutivo a pacientes que aguardavam há muito tempo por avaliação endocrinológica.
A força-tarefa contou com o envolvimento de médicos endocrinologistas, residentes, estudantes da Faculdade de Medicina, além das equipes da radiologia, laboratório, recepção e apoio administrativo. Foram atendidos 30 pacientes previamente regulados, sendo 20 do ambulatório interno do Humap-UFMS/Ebserh e dez provenientes da regulação estadual. No total, foram realizados 11 atendimentos médicos, oito exames de ultrassonografia da tireoide e duas punções guiadas por ultrassom.
De acordo com o chefe da Unidade de Especialidades Clínicas, Mayk Penze Cardoso, a ação foi pensada de forma a garantir agilidade e resolutividade ao paciente. “A Semana Internacional da Tireoide é um momento importante para reforçar a conscientização sobre os cuidados com essa glândula essencial ao equilíbrio do corpo. Doenças da tireoide muitas vezes são silenciosas e o atendimento precoce é fundamental para garantir o diagnóstico e tratamento adequados. Informar e orientar a população é uma forma de prevenir complicações e promover mais saúde e qualidade de vida. Além da consulta médica e do ultrassom, também realizamos biópsias nos pacientes com indicação. Isso agiliza bastante o processo, o paciente não precisa voltar para a fila ou esperar meses por esse exame. Ele saiu da consulta com o diagnóstico encaminhado”, explicou.
A avaliação por imagem teve papel essencial na triagem dos casos e na condução dos procedimentos. “Esse atendimento foi muito completo e integral. Conseguimos unir diagnóstico clínico, exames de imagem e procedimentos invasivos no mesmo momento. O paciente já sai com um plano de cuidado definido, o que é fundamental para doenças da tireoide, que muitas vezes exigem condutas específicas e acompanhamento de longo prazo”, acrescentou a chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnóstico, Cristiane de Rezende Oliveira.
A ação não foi aberta ao público, sendo destinada exclusivamente a pacientes previamente regulados — estratégia que garante organização e evita frustrações entre usuários do Sistema Único de Saúde SUS (SUS) que, porventura, busquem atendimento espontâneo.
A paciente Andréia Fleitas, uma das beneficiadas, relatou sua satisfação. “Eu estava aguardando pelo atendimento desde o final de 2022, achei o mutirão muito válido pois teve o fim da espera e poderei seguir meu tratamento. Agradeço e elogio todos os organizadores e participantes”, disse.
A realização do mutirão reafirma o compromisso do Hospital Universitário e da SBEM-MS com o cuidado integral e humanizado, fortalecendo o acesso à saúde especializada e promovendo qualidade de vida para a população usuária do SUS.
Rede Ebserh
O Humap-UFMS faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS, ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Texto e foto: Assessoria de comunicação do Humap-UFMS/Ebserh