Ligas acadêmicas devem realizar cadastro para atuação em 2025

O cadastro de ligas acadêmicas para 2025 está aberto. As inscrições seguem abertas em fluxo contínuo até 1º de novembro no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

Propostas e organizadas por um grupo de estudantes sob coordenação de um professor efetivo, as ligas são entidades autônomas que buscam o aprofundamento didático de um determinado tema e o enriquecimento no processo de ensino e aprendizado. Em 2024, 51 projetos foram cadastrados em diversas áreas do conhecimento, tanto na Cidade Universitária quanto nos câmpus.

Segundo a diretora de Inovação Pedagógica e Regulação da Pró-Reitoria de Graduação, Fernanda Malinosky, as ações desenvolvidas contemplam o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e o empreendedorismo, junto à relação com a comunidade, visando, ainda, sanar demandas sociais. “A liga acadêmica tem como objetivos complementar, atualizar, aprofundar e difundir conhecimentos e técnicas em áreas específicas de atuação profissional ou multiprofissional. Com isso, pode desenvolver vivências práticas com a comunidade, maximizando a interação entre a Universidade e a sociedade”.

“Além disso, ampliam a atuação teórica e prática com atividades de divulgação científica, técnica ou tecnológica por meio de publicações, cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões ou congressos”, complementa.

Essas entidades estudantis poderão ter vigência de até 60 meses em função da necessidade e características próprias de atuação, sendo obrigatória a prestação de contas técnica e financeira. O coordenador responsável deve submeter o plano de trabalho, as propostas vinculadas a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os participantes, além de anexar a documentação necessária.

O coordenador da liga acadêmica é o responsável pela execução dos trabalhos, incluindo o cadastro e acompanhamento de sua aprovação, a realização de inscrição e envolvimento do público-alvo, divulgação do projeto para estudantes, controle de frequência, acompanhamento dos membros da equipe, aplicação de instrumentos de avaliação, agendamento de espaços, elaboração de relatórios e prestação de contas, quando aplicável.

Os resultados alcançados pelos projetos deverão ser apresentados no Integra UFMS 2025. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail sepae.prograd@ufms.br.

 

EDITAL (PROGRAD_RTR) n 4, de 9-01-2025.

Texto: Rúbia Pedra