História do Câmpus da UFMS de Aquidauana é o 17º curso avaliado com nota máxima em 2025

A Licenciatura em História do Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq) é o 17º curso de graduação avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) em 2025, a partir de indicadores como a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e a infraestrutura. No ano anterior, outros 16 cursos foram avaliados com o conceito 5.

“Entendemos que as avaliações externas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira dos nossos cursos de graduação são excelentes oportunidades de apresentarmos e evidenciarmos a qualidade dos nossos cursos, trazendo cada vez mais visibilidade aos cursos e à UFMS”, enfatiza a diretora de Avaliação Institucional, Heloísa da Costa. “Vale reforçar que todo processo avaliativo é formativo e, portanto, utilizado pela UFMS para crescimento, aprimoramento e fortalecimento dos cursos de graduação”, complementa.

De acordo com o coordenador João Ferreira, o curso foi criado em 1983 e assume papel estratégico para Aquidauana, Anastácio e toda a região. “A nota do curso é muito importante porque dá visibilidade para o curso. É um curso já antigo e isso faz com que nós nos tornemos mais fortes. Já formamos muitos alunos e esperamos formar ainda mais”, afirma. Um dos pontos bem avaliados pelo MEC foi a presença de egressos atuando na rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul e continuando a formação no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do CPaq.

O professor ainda reforça a sensação de dever cumprido. “O processo é extenuante, muito difícil. Sem comprometimento e uma rigorosa disciplina de alinhamento com os professores e alunos, o resultado não atingiria esse êxito”, acrescenta.

Nota máxima

Além de História do CPaq, foram avaliados com nota máxima em 2025 os cursos de bacharelado em Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Humanas, e Sistemas de Informação, da Faculdade de Computação, além dos seguintes cursos de licenciatura: Pedagogia, da Faculdade de Educação; Física, do Instituto de Física; Matemática, do Instituto de Matemática; Química, do Instituto de Química; Ciências Biológicas e Pedagogia, do Câmpus da UFMS do Pantanal; Letras – Português, do Câmpus da UFMS de Coxim; Pedagogia, Geografia e Letras – Português e Inglês, do CPaq; e Ciências Biológicas, Geografia, História e Pedagogia, do Câmpus da UFMS de Três Lagoas.

Texto: Thalia Zortéa