Fórum reúne coordenadores de programas de pós-graduação em Linguística e Literatura na UFMS

A Cidade Universitária sedia, nesta semana, o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Região Centro-Oeste. A abertura foi realizada na manhã desta quinta-feira (5), no auditório Marçal de Souza, na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc). Participam professores, acadêmicos e representantes dos PPGs de toda a região. Atualmente, são dez programas de mestrado e cinco de doutorado, distribuídos pelos três estados e Distrito Federal.

“Gostaria de dar as boas-vindas a todos. Sempre procuramos estar presentes nos eventos que acontecem em nossa Universidade, prestigiando o esforço daqueles que organizam, pois sabemos que não é fácil. É muito bom receber esse evento na UFMS neste ano, que é muito especial, pois conseguimos implementar o Doutorado em Estudos de Linguagens. Acredito muito na união, no trabalho em rede, para fortalecermos a pós-graduação no Centro-Oeste”, disse a vice-reitora Camila Ítavo.

Segundo a coordenadora do PPG em Estudos de Linguagem e do Fórum, Elizabeth Aparecida Marques, participam coordenadores de 13 dos 15 programas. “Desejo a todos uma boa estada em Campo Grande e agradeço a presença de vocês aqui. Este é um espaço de debate e discussão e estabelecer políticas para a área. Espero que sejam dois dias muito produtivos”, destacou a professora.

Germana Sales, coordenadora da área de Linguística e Literatura da Capes, esteve presente na abertura e parabenizou a professora Elizabeth pela acolhida e pela coragem em organizar o evento. “Os Fóruns regionais não são uma deliberação, mas uma opção das áreas. O objetivo é traçar políticas regionais e, nesse momento, em que estamos diante de um novo modelo de avaliação, conscientizar os coordenadores do que está por vir. Este é o último evento dessa natureza nesse ano, temos trabalhado juntos na tentativa de melhorar os conceitos dos programas em Linguística e Literatura, cuja maioria ainda tem obtido nota quatro”, comentou.

“É muito bom poder participar novamente de um Fórum. Gostaria de agradecer a professora Germana que continua a manter essa interlocução aberta com a Capes e nos unirmos a ela, para defendê-la. Hoje, todas as regiões do Brasil possuem programas de pós-graduação e isso se deve a política de democratização implementada pela Capes. Gostaria de parabenizar professora Germana pelo trabalho que vem sendo feito junto aos coordenadores dessa área, à professora Camila por sediar o evento”, disse a coordenadora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, Grenissa Bonvino Stafuzza

Para a diretora da Faalc, Vera Lúcia Penzo, a realização do Fórum é uma forma de coroar o trabalho da equipe do PPGEL. “Há dois anos, essa equipe tem trabalhado muito para implementar o Doutorado, o que ocorreu neste ano, e realizar esse evento que não é fácil. Por isso é preciso mostrar nossa força como universidade pública e de qualidade. É necessário fortalecer a Capes, as pesquisas. Quero dar as boas-vindas a todos e espero que vocês gostem das nossas instalações”, falou Vera.

“Gostaria de destacar o empenho da equipe na realização desse evento sob coordenação da professora Elizabeth. Não mediram esforços e superaram as dificuldades. Tenho certeza que vocês estão em muito boas mãos, pois essa equipe é muito competente em tudo que se propõe a fazer”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS, Nalvo Franco. O Fórum se estende até amanhã (6). Antes do início das atividades, o professor do PPGEL da UFMS, Geraldo Vicente declamou poemas de Cecília Meireles e Manoel de Barros.

Texto e fotos: Vanessa Amin