Formação de Multiplicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é oferecida pela primeira vez

Abertas as inscrições, neste link, para o curso de formação de Multiplicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A capacitação inédita, voltada para estudantes, servidores e para toda a população sul-mato-grossense, tem o objetivo de formar participantes capazes de disseminar práticas sustentáveis em diferentes áreas de atuação. A atividade gratuita e on-line tem carga horária de 20h e fornecerá certificação para os inscritos.

O curso é uma das primeiras ações implementadas pela Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids), criada em 2024 como uma forma de implementar políticas e projetos destinados à formação de cidadãos conscientes e à promoção de práticas sustentáveis, integrados a todas as esferas da Universidade. “Iniciamos esta jornada à frente da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade com dedicação e empenho, certos de que, em breve, colheremos importantes frutos para a UFMS”, destaca a pró-reitora Vivina Sol.

“O curso representa um passo significativo no compromisso da universidade com a sustentabilidade. No âmbito da comunidade universitária, ele capacita estudantes, professores e técnicos a compreenderem e aplicarem os ODS em suas atividades diárias, promovendo uma cultura institucional voltada para a responsabilidade ambiental e social. […] Para a comunidade externa, o curso tem um impacto transformador ao levar o conhecimento sobre os ODS para escolas, empresas e organizações, ampliando a conscientização e mobilização social. “, afirma Vivina. “Os multiplicadores atuam como agentes de mudança, incentivando práticas sustentáveis e fortalecendo parcerias entre a UFMS e diferentes setores da sociedade. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável, promovendo o desenvolvimento econômico responsável e a proteção ambiental”, enfatiza a pró-reitora.

Para o diretor de Sustentabilidade da Procids, Leonardo Chaves, o curso é uma ferramenta essencial para a formação de servidores e estudantes em temas como sustentabilidade, além de servir como um mecanismo de acompanhamento e avaliação da evolução do conhecimento da comunidade universitária sobre essa temática. “Mais do que uma capacitação, o curso busca formar multiplicadores capazes de levar os princípios dos ODS a diferentes áreas, promovendo transformações significativas em contextos sociais, econômicos e institucionais. Além de estimular a comunidade interna e externa a assumir um papel ativo na promoção de práticas sustentáveis e ampliar o impacto coletivo da Agenda 2030, o curso foi estruturado para oferecer formação continuada, atendendo também à progressão dos servidores técnico-administrativos”, enfatiza.

A formação é dividida em quatro módulos que abordam desde os fundamentos da Agenda 2030 até a aplicação prática dos ODS, com ênfase em liderança sustentável, políticas públicas e ações inclusivas. “Desenvolvido em parceria com a Comissão Nacional para os ODS, o curso contribui diretamente para a meta 4.7 do ODS 4, que busca assegurar que todos adquiram conhecimentos e habilidades necessários para promover o desenvolvimento sustentável. Ao formar multiplicadores, estamos promovendo uma sociedade mais consciente e engajada, capacitando a comunidade acadêmica e externa a implementar práticas que fomentem um futuro mais justo, inclusivo e sustentável”, pontua o diretor.

A formação estará disponível para os interessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS até 31 de dezembro.

Referência em sustentabilidade

A UFMS está entre melhores universidades do Brasil em relação a sustentabilidade. A 15ª edição do UI GreenMetric World University Rankings apontou a Instituição como a 68ª universidade mais sustentável entre 1.477 instituições de todo o mundo; a 10ª entre as 178 instituições da América Latina; a 4ª entre às 47 instituições brasileiras listadas; a 3ª posição em relação às universidades federais; e a 1ª no Centro-Oeste e no Estado.

O resultado alcançado é atribuído à soma de esforços institucionais, como a criação do Jardim Botânico UFMS, a implantação da Sala Verde UFMS, a expansão das placas fotovoltaicas em funcionamento, além do edital Coleta Seletiva Cidadã. A realização de eventos, como a Semana Lixo Zero e a Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico, e a campanha Eu Respeito, com o tema Meio Ambiente, também são listadas como iniciativas que tiveram grande impacto, bem como as ações promovidas pela Rede UniSustentável, coordenada pela UFMS.

“A UFMS reafirma seu compromisso com a sustentabilidade por meio de ações estratégicas, como a criação da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade […], que centraliza iniciativas voltadas à responsabilidade social e ambiental, e a elaboração de relatórios anuais dos ODS, que acompanham os projetos e ações alinhados à Agenda 2030”, pontua Chaves. “Destacam-se projetos certificados pelo Selo ODS Educação e projetos relacionados a energias renováveis, bioeconomia, Pantanal, os espaços verdes, iniciativas de segurança e tecnológicas, consolidando a UFMS como referência em práticas sustentáveis e inovadoras”, complementa.

Texto: Thalia Zortéa