Estudantes podem atuar como bolsistas na Rede Idiomas sem Fronteiras

Está aberto o processo seletivo para bolsistas de língua inglesa, espanhola e portuguesa para atuação junto à Rede Idiomas sem Fronteiras (Rede IsF), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os estudantes da UFMS interessados devem realizar a inscrição até 13 de abril no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

A Rede Idiomas sem Fronteiras tem como objetivo propiciar a formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização e no desenvolvimento de proficiência linguística de estudantes, professores e técnicos-administrativos das instituições federais de ensino superior credenciadas, contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país.

De acordo com o diretor da Agência de Internacionalização (Aginter), Gustavo Câncio, por meio da Rede IsF, a UFMS demonstra seu compromisso com a democratização do ensino de línguas e com a qualificação internacional de sua comunidade, transformando a política de internacionalização em uma realidade acessível a todos. “A vinculação de estudantes da UFMS à Rede Andifes – IsF é estratégica para a formação acadêmica e profissional, pois proporciona oportunidades concretas de desenvolvimento linguístico e intercultural. O programa Idiomas sem Fronteiras objetiva ampliar o acesso a cursos de idiomas para a comunidade acadêmica e externa, com foco no fortalecimento da política de internacionalização das Instituições Federais de Ensino Superior”, destaca.

“Para os estudantes da UFMS, essa participação oferece o aprimoramento de competências linguísticas em idiomas estrangeiros; uma formação complementar extracurricular relevante; e a experiência no programa favorece o protagonismo estudantil e o engajamento em iniciativas de ensino, pesquisa e extensão com impacto internacional”, acrescenta o diretor.

Podem participar do processo seletivo estudantes de graduação regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras – Português e Literatura, Letras – Português e Espanhol e Letras – Português e Inglês, além de estudantes matriculados em Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguística, Linguística Aplicada ou Educação, desde que apresentem graduação em Letras. Entre os requisitos, é necessário ter disponibilidade semanal de 20 horas para ministrar aulas e participar de reuniões de avaliação e planejamento; ter conexão estável com a internet e equipamento próprio; não estar cumprindo sanção disciplinar; e não receber nenhum tipo de auxílio financeiro durante a vigência da bolsa.

O processo seletivo será dividido em duas fases. Na primeira etapa, o candidato deverá enviar, no momento da inscrição, os seguintes documentos em PDF para análise documental: histórico escolar atualizado; cópia do currículo Lattes; carta de intenção, com no máximo 500 palavras, na qual o estudante explica sua motivação para atuar no programa; e documentos comprobatórios de proficiência na língua inglesa ou espanhola. Em um segundo momento, será realizada uma prova didática para observação das habilidades no ensino de inglês, espanhol ou português, prevista para 17 de abril.

Os selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 900 até dezembro de 2025. O resultado final será publicado no dia 24 de abril na página da Aginter. Mais informações estão disponíveis no edital abaixo:

EDITAL (AGINTER_PROGRAD_PROPP) n 20, de 04-04-2025.

Texto: Thalia Zortéa