Exposição na Galeria de Artes Visuais apresenta desenhos de artistas nacionais

Nesta sexta-feira, 2, às 17h, será realizada a abertura oficial da exposição coletiva de desenhos na Galeria de Artes Visuais, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, na Cidade Universitária, com artistas das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil.

A mostra de desenhos terá obras dos artistas: Danillo Villa, Dulce Osinski, Edson Castro, Fernando Augusto, Gabriel Brito, Laila Zahran Silveira, Luciano Buchmann.

O professor do curso de Artes Visuais e um dos membros da comissão gestora da Galeria Rafael Maldonado explica que o desenho é linguagem acessível a todos e o público poderá observar o uso de técnicas diferentes.

“A proposta curatorial da exposição desenhos, organizada pela comissão de gestão da Galeria, reúne artistas de Campo Grande, Vitória, Curitiba e Londrina, que usaram a linguagem do desenho na elaboração dos trabalhos. Adotando técnicas e materiais diferentes, os artistas exploram temas como paisagem, a figura humana, cenas do cotidiano, objetos lúdicos e memórias afetivas, transitando entre a representação figurativa, distorção das formas e a abstração geométrica. Linhas, manchas, apagamentos e cores compõem o repertório visual das obras executadas sobre papel, em grandes e pequenas dimensões”.

Um dos artistas presentes na exposição, Gabriel Brito, é egresso do curso de Artes Visuais na UFMS e descreve a importância de expor obras na galeria que ajudou a construir. “Nunca me desliguei totalmente da Universidade, sempre estive por ali nos eventos, participando dos grupos de pesquisa e tendo os professores como bons amigos. Mas, sem dúvidas, estar expondo meus trabalhos na Gav é uma sensação ótima, pois quando era estudante ajudei a levantar umas paredes da galeria junto com a equipe e isso me causa um sentimento de pertencimento. É bom saber que minhas ações como estudantes do curso me possibilitaram usufruir daquele espaço construído de forma coletiva e por iniciativa dos professores. Como egresso me sinto realizado por poder compartilhar meus trabalhos com outros artistas, ainda mais na UFMS, que foi onde formei parte da minha experiência com o desenho e com a arte”. A inspiração do artista é baseada em momentos, no movimento das pessoas, os sentimentos, rotinas, dores, cenas corriqueiras e imaginação fantasiosa que permite viver a realidade.

O horário para visitação será das 9h às 13h30 e das 13h30 às 16h30 de segunda a sexta-feira. A exposição fica aberta ao público até 28 de julho.

Galeria de Artes Visuais

A Galeria de Artes Visuais foi inaugurada na Cidade Universitária em 2022 oferecendo um espaço com calendário contínuo de exposições. O objetivo é promover para a comunidade universitária uma programação com pluralidade de produção artística e também contribuir com a expansão do conhecimento adquirido pelos estudantes com a integração de atividades aos programas de ensino, pesquisa e extensão.

Texto: Bianka Macário