Evento aberto à comunidade aborda possibilidades da Lei Rouanet

Na sexta-feira, 4 de abril, a Cidade Universitária sedia a mesa-redonda Cultura em Movimento: possibilidades da Lei Rounet. O evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e será realizado a partir das 14h, no auditório Professor Luís Felipe de Oliveira, no setor 3. A inscrição deve ser feita neste formulário

Segundo a diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Rozana Valentim, a população em geral desconhece ou tem desconfiança em relação à lei federal de incentivo à cultura, por isso o objetivo é justamente promover o conhecimento desta legislação, que possibilita que empresas e pessoas físicas invistam em projetos culturais e artísticos, deduzindo o valor investido de seu imposto de renda.

“A ideia é compreendermos a abrangência desta lei e os mecanismos envolvidos, é dialogarmos sobre as possibilidades que nós, enquanto Instituição, temos de utilizá-la em nossos projetos. A realização deste evento é em parceria com o escritório estadual do Ministério da Cultura (Minc), que é quem monitora a execução dos projetos; e o Serviço Social da Indústria (Sesi), que faz a captação, que apresenta os projetos às empresas”, informa.

Rozana será a mediadora da mesa, que terá como participantes a coordenadora do escritório estadual do Minc, Caroline de Souza; o conselheiro estadual de Políticas Culturais de MS, Israel Zayed; e o analista do Sesi MS, Ítalo Milhomem. 

Ainda segundo a diretora, todas as pessoas que produzem cultura podem propor projetos ao Minc por meio da lei e, se aprovados, podem então buscar pessoas físicas ou empresas que invistam em suas ações. “A Lei Rouanet ajuda a viabilizar espetáculos de grande porte, mas também de pequeno porte, artistas de renome, assim como artistas que estão iniciando. O que importa é a qualidade do projeto apresentado e como ele vai chegar à população, tornando a cultura mais acessível”, finaliza.

Texto: Ariane Comineti