Estudantes de Enfermagem, Letras e Sistemas de Informação colam grau no Câmpus de Coxim

Estudantes dos cursos de Enfermagem, Letras e Sistemas de Informação colaram grau na noite desta quarta-feira (1º) no Câmpus de Coxim (CPCX). A cerimônia reuniu 42 formandos e foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS

A vice-reitora Camila Ítavo parabenizou os formandos do CPCX

A vice-reitora Camila Ítavo celebrou a conquista dos formandos e deu conselhos aos novos profissionais, que passam a integrar o mercado de trabalho. “Não tenham medo. Lembrem-se dos professores e professoras que caminharam lado a lado, lembrem-se dos técnicos que os acompanharam, lembrem-se dos familiares e honrem essa trajetória. Honrem a história de vocês, honrem e defendam a universidade pública”, orientou.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene Walter da Silva, ressaltou que os estudantes se tornaram profissionais, formados em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. “Falamos muito em encerramento de ciclo e não deixa de ser. Vocês deixam as salas de aula, os laboratórios, mas não deixam a UFMS, porque a Universidade nunca vai deixar vocês”.

Durante a cerimônia, a diretora do CPCX, Silvana Aparecida da Silva Zanchet, enfatizou a dedicação dos estudantes em produzir trabalhos científicos. Ela destacou o projeto “Monitoria de Fundamentos da Enfermagem”, que foi premiado pela Pró-reitoria de Graduação no Integra UFMS 2022. “A nossa Universidade, o nosso Câmpus de Coxim faz ciência”, enfatizou.

Paraninfo da turma de Letras, o professor Ivanildo José da Silva falou em nome dos demais homenageados. “Fico lisonjeado por ser o paraninfo, de uma turma que tanto estimo. Durante todos esses quatro anos, mesmo com a pandemia, criamos laços profissionais com a pesquisa, o ensino e a extensão. Tenho a certeza de que desenvolvemos um trabalho de qualidade, a fim de lapidá-los da melhor maneira possível”, disse.

A cerimônia reuniu 42 formandos

A cerimônia teve a participação do prefeito de Coxim e patrono da turma de Letras, Edilson Magro. Ele parabenizou os estudantes e desejou sucesso na nova jornada. “É um dia muito importante para a nossa cidade. Precisamos trocar ideias para que o município possa se desenvolver cada vez mais, há espaço para todos porque Coxim está crescendo”, afirmou.

O formando de Sistemas de Informação Carlos Antônio Oliveira Mochi fez o juramento em nome de todos os formandos. A licenciada em Letras Janaína Tonsica Marcato foi escolhida como oradora e realizou o discurso como representante das turmas. “A gratidão é um sentimento quase inexplicável e está no coração de cada um aqui hoje. Essa é representada por todas as lutas vencidas, todas as noites mal dormidas e angústias em cada momento que não sabíamos se superaríamos com êxito o que nos foi solicitado”.

As cerimônias de colação de grau continuam em fevereiro. Conforme o calendário, no dia 6, será a vez do Câmpus de Paranaíba; no dia 7 será a solenidade do Câmpus de Chapadão do Sul; no dia 13 a comemoração será no Câmpus de Naviraí; no dia 14 no Câmpus de Nova Andradina e no dia 16 será a celebração dos formandos do Câmpus de Ponta Porã.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: reprodução da TV UFMS