Estudantes atletas se mantêm ativos com treinos em casa

Os estudantes bolsistas do Programa Bolsa Atleta seguem ativos mesmo durante o período de isolamento social e substituição das atividades presenciais por atividades a distância.

“Em virtude da pandemia mundial, os bolsistas que representarão a instituição em 2020 ainda se encontram em processo de seleção. Todavia, por intermédio da campanha UFMS Saudável, estamos recebendo vídeos e informações que nossos atletas permanecem desenvolvendo preparação física de modo adaptado em suas residências e em conformidade com as possibilidades atuais”, explica o professor Júnior Vagner, coordenador de Cultura de Esporte.

A motivação para se manter em forma é o comprometimento com o esporte. “Para mim é mais que um hobby. Todo tempo que me sobra eu tento aproveitar treinando, antes mesmo da quarentena, é um estilo de vida”, afirma Ibrahim Budib, bolsista e estudante de Educação Física.

Para não perder o condicionamento físico necessário para os jogos de basquete, o atleta se esforça para manter uma rotina de treinos. “Corro por 20 minutos no quintal de casa e antes do almoço faço musculação, também aqui em casa, com halteres e exercícios com o próprio peso do corpo. À noite eu treino arremesso e fundamentos do basquete em uma cesta que tenho. Faço isso todos os dias, exceto aos domingos, que só treino arremesso”, explica.

Segundo Ibrahim, a fórmula para não desanimar durante o isolamento social é pensar que eventualmente as coisas irão melhorar e a pandemia vai passar, e ele ainda estará com o preparo físico em dia quando isso acontecer. “Desde que entrei no esporte tento ser minha melhor versão e estar sempre melhorando – melhorando os pontos fracos e estando em uma constante evolução sempre”.

A conduta do bolsista está de acordo com as recomendações do professor Júnior. “Mesmo que as condições atuais não sejam ideais, a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo, mesmo obedecendo o isolamento que no momento é uma condição essencial para manutenção da vida, se faz relevante que os atletas se mantenham realizando o máximo possível de exercícios que tiverem condições em sua realidade pessoal, a fim de terem os menores prejuízos possíveis em sua condição física”.

Bolsa Atleta

O Programa Bolsa Atleta consiste em apoio financeiro a estudantes de graduação que possuem habilidades esportivas, com objetivo de incentivar a vivência esportiva no âmbito da Universidade e fortalecer a representação institucional em competições esportivas de rendimento.

Criado em 2017, o projeto vem colecionando conquistas importantes, graças a boa classificação dos bolsistas em campeonatos como a Corrida de Trilha da Serra da Bodoquena, o Campeonato Brasileiro de Karate Olímpico, o Campeonato PanAmericano, a Copa Ponta Porã Internacional de Judô, o Circuito Sul-mato-grossense de Xadrez Clássico, entre outros.

Para 2020, o programa ainda está realizando o processo seletivo. Foram disponibilizadas 30 vagas e as inscrições vão até o dia 17 de maio. Acesse aqui as informações sobre o edital.

Texto: Leticia Bueno