Estudo nacional avalia saúde mental de profissionais da enfermagem

Pesquisadora do Instituto Integrado de Saúde da UFMS faz parte do grupo de cientistas de dez universidades brasileiras

Saúde mental de profissionais de enfermagem no Brasil no contexto da Covid-19 é o título da pesquisa coordenada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UFMS, a Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e as universidades federais de São Carlos (UFSCar), do Amapá (Unifap), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Mato Grosso (UFMT), do Pará (UFPA), de Alagoas (UFAL) e da Bahia (UFBA).

De acordo com a representante da UFMS no grupo e professora do Instituto Integrado de Saúde Priscila Marcheti a condução da pesquisa, em parceria com docentes e pesquisadores com vasta experiência na área de Enfermagem em Saúde Mental das cinco regiões do país, fortalece a sua abrangência, coleta e análise de dados e divulgação dos resultados em termos de perspectivas regionais e municipais.

A pesquisa tem como objetivos: analisar aspectos da saúde mental dos profissionais (enfermeiros, técnicos e auxiliares) de enfermagem; de obstetriz (parteira) atuando em serviços de saúde (assistência ou gestão), ensino e pesquisa (qualquer nível), ou sem atuação no momento, e identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por eles no contexto da pandemia da Covid-19.

O grupo de pesquisadores partiu da hipótese de que a saúde mental dos profissionais de enfermagem no país esteja sendo impactada e, a exemplos de estudos internacionais, o enfrentamento da pandemia por eles também poderá afetar a estimativa de anos de vida saudáveis, em virtude das incapacidades geradas pelas condições mentais dessa categoria no contexto brasileiro.

“Estar na linha de frente e exposto aos riscos de contaminação ao cuidar de pessoas suspeitas ou contaminadas com o coronavírus pode ter um efeito emocional considerado preocupante. Precisamos cuidar da saúde mental dos profissionais de enfermagem, porém antes disso é necessário analisar os aspectos da saúde mental no contexto da pandemia e identificar se há estratégias de enfrentamento e quais vêm sendo utilizadas”, explica Priscila.

De acordo com a professora do Inisa, cada pesquisador parceiro, terá a função de participar da divulgação dos formulários nas mídias sociais através da técnica Bola de Neve, analisar os resultados obtidos em cada região do país, além de contribuir na análise e divulgação dos resultados em congressos, revistas científicas e meios de comunicação. Com os resultados dos estudos, será possível conduzir propostas de intervenções com vistas a proteger e promover a saúde mental, e prevenir agravos à saúde desse grupo.

Para saber mais sobre o projeto acesse os perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Assessoria das prefeituras de Bataiporã, Deodápolis e Naviraí