Educação Digital e Inovação Pedagógica é tema de especialização ofertada em parceria com o MEC

A aula inaugural do curso de especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica foi realizada nesta quarta-feira, 9, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMS e do Ministério da Educação (MEC). A formação inédita é ofertada pela Instituição, em parceria com as universidades federais de São Carlos (UFSCar); Santa Catarina (UFSC); Rural de Pernambuco (UFRPE); e do Pará (UFPA). Ao todo, participam da especialização 9,6 mil profissionais, representando mais de 4.760 municípios brasileiros.

A iniciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC integra as ações da Assessoria Técnica e Pedagógica das Redes Municipais de Educação, vinculada à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) e à Política Nacional de Educação Digital. A especialização atende todas as regiões do Brasil com uma formação voltada para implementação do currículo de Educação Digital e o fortalecimento das ações de formação continuada para o desenvolvimento dos saberes digitais docentes.

A reitora Camila Ítavo agradeceu a confiança do ministro da Educação, Camilo Santana; da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt; e da diretora de Apoio à Gestão Educacional, Anita Stefani. “Quero dizer que as universidades são parcerias estratégicas do Governo Federal para que a gente realize a transformação social por meio da educação. É uma grande alegria estarmos aqui juntos e juntas nesse momento, dizer que somos 69 universidades federais e é um grande prazer e honra estarmos aqui juntos com os coordenadores de toda a região e do país”, enfatizou.

Para além da oferta de cursos de licenciatura, a UFMS possui diversas frentes na capacitação dos profissionais da Educação Básica. Entre as iniciativas destacam-se o Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil, o Laboratório de Inovação e Criatividade para Educação Básica e o apoio ao programa Mais Professores para o Brasil, do Governo Federal.

“Aproveitem cada momento desse curso maravilhoso, que foi preparado com muito rigor científico, muito cuidado, muito carinho, com muita técnica para que a gente pudesse aprimorar a nossa metodologia, o nosso fazer docente para o uso pedagógico adequado da tecnologia em sala de aula. A tecnologia pode ser uma grande aliada, e ela é, para que a gente possa despertar os grandes sonhos, os grandes talentos”, reforçou a reitora.

A diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC, Anita Stefani, deu as boas-vindas aos estudantes indicados pelas secretarias municipais e estaduais de educação para serem embaixadores da educação midiática e digital no Brasil. “O Ministério da Educação tem essa preocupação de dar coerência e coesão às diversas ações, as diversas estratégias que dizem respeito ao uso de tecnologias na educação e esse curso, essa especialização que está sendo iniciada, inaugurada hoje, e que a gente vai acompanhar ao longo dos próximos meses, vai formar pessoas para atuar de maneira estratégica nas equipes técnicas das redes municipais. A gente vai passar tanto por questões de infraestrutura, de conectividade, de recursos digitais e educacionais, como também na parte de currículo e formação docente”, explicou.

Ao final do curso, a diretora espera que os participantes consigam relacionar conteúdos, políticas e os recursos educacionais, fazendo uma reflexão crítica sobre seus próprios papeis na incorporação e implementação da educação digital e midiática nas redes municipais. “Mais do que conhecimento teórico, conceitual que vocês vão receber, é também uma ferramenta de trabalho para apoiar que vocês, dentre as diversas ações e funções que vocês têm nas secretarias, possam também aplicar esse conhecimento para fazer a transformação digital da nossa educação, utilizando a tecnologia de uma maneira saudável, prepositiva e para o desenvolvimento das competências digitais dos nossos estudantes”, acrescentou.

“É uma alegria contar com uma mobilização tão grande, com tantas universidades que são referência em todo o nosso país. O Ministério da Educação segue comprometido com essa pauta e continuará promovendo ações em prol do acesso e uso saudável das tecnologias e do desenvolvimento da cidadania digital nas escolas”, complementou a gestora de projetos da Coordenação-Geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do MEC, Marina Kovács.

Instituições parceiras

A coordenadora geral da especialização é a diretora da Agência de Educação Digital e a Distância da UFMS, Daiani Riedner. O curso conta com a atuação de pesquisadores e especialistas nas temáticas da inovação digital, computação na educação básica e formação de professores, que lideram os trabalhos em suas respectivas universidades.

“Hoje é um dia histórico para a nossa UFMS. Essa aula inaugural é fruto de uma longa parceria com o Ministério da Educação, que iniciou com a implantação dos laboratórios de Criatividade e Inovação para Educação Básica de todo o Brasil e depois com a Assessoria Técnica e Pedagógica das Redes Estaduais. Aqui, eu quero parabenizar e agradecer a toda a nossa equipe. […] Agora a gente está iniciando essa Assessoria Técnica e Pedagógica voltada para as Redes Municipais de Educação de todo o Brasil, por meio da oferta desse curso de especialização”, explicou a professora Daiani.

“As parcerias são importantes e nos fazem crescer em prol do fortalecimento da educação e, por isso, quero destacar a brilhante parceria que o MEC nos proporcionou com a UFSCar, a Federal de São Carlos, com o professor Daniel Mill; com a UFSC, a Federal de Santa Catarina, em nome da professora Simone; com a UFRPE, a Federal Rural de Pernambuco, em nome da professora Rozelma; e com a UFPA, em nome da professora Fabíola. Obrigada, muito obrigada por somarem esforços junto com a UFMS para atendermos essa importante missão de formação continuada, regionalizada. Essas universidades vão nos apoiar sendo os braços da formação em todas as regiões, trabalhando de forma muito coordenada, integrada com a UFMS, para que possamos oferecer realmente uma formação de qualidade e alinhada a nossa Política Nacional de Educação Digital”, destacou.

O professor da UFSCar e coordenador regional do Sudeste, Daniel Mill, reforçou que a equipe está entusiasmada para o início da formação. “É com grande satisfação que a nossa Instituição dá as boas-vindas a todos vocês. Essa aula inaugural da especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica é um pontapé inicial e muito importante para essa iniciativa que eu considero fundamental”, afirmou. “O compromisso da UFSCar nesse sentido é fomentar uma formação de excelência que prepare educadores, gestores, pessoas para os desafios da educação contemporânea, da educação digital, de uma educação que é marcada pela cultura digital, buscando uma qualidade melhor para o ensino-aprendizagem, sobretudo para promover a cidadania digital das futuras gerações”, complementou.

“[A aula] marca o início de uma jornada transformadora, na qual nós vamos explorar as possibilidades de uso da tecnologia na educação e repensar as práticas pedagógicas para os desafios do século 21. Vocês, profissionais da área da educação, são os agentes da mudança. Sabemos que a educação está em constante evolução e vocês estão aqui porque acreditam nesse poder da inovação. Nos próximos meses, vamos aprender juntos, trocar experiências e construir conhecimentos que impactarão não apenas nas suas carreiras, nas redes de ensino, mas também na vida de muitos estudantes”, enfatizou a professora da UFSC e coordenadora regional do Sul, Simone Bilessimo.

A professora da UFRPE e coordenadora regional do Nordeste, Rozelma França, espera que a formação impacte na vida das crianças e adolescentes brasileiros, promovendo a implementação efetiva das políticas públicas e o uso crítico e consciente das tecnologias digitais. “Nós temos ciência de que é muito complexo desenvolver políticas dessa natureza, especialmente considerando a diversidade do nosso país, mas certamente toda essa articulação que está sendo mobilizada irá resultar em bons frutos. Um dos desafios que certamente as redes estão se preparando nesse momento é como incorporar a competências e habilidades que estão previstas na BNCC Computação, se criarão componentes específicos, se trabalharão de forma transversal e todos esses aspectos nós trabalharemos nesse curso”, garantiu.

“Gostaria de dar as boas-vindas aos cursistas e cursistas. Essa especialização foi preparada com muito zelo e cuidado para apoiar as secretarias municipais de educação na inserção da educação digital e inovação nos currículos escolares. Vamos apoiar as secretarias nessa trajetória, vai ser uma trajetória em conjunto, podem contar conosco nessa caminhada e que, no final, podemos alcançar o objetivo inicial”, finalizou a professora da UFPA e coordenadora regional do Norte, Fabíola Araújo.

Especialização

O curso tem uma carga horária de 360h e será oferecido na modalidade a distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS, com momentos assíncronos e síncronos. A formação irá contar com fóruns de discussão, atividades práticas, tutorias, avaliações de aprendizagem e trabalho de conclusão de curso.

A especialização será dividida em oito disciplinas: fundamentos da educação digital; estrutura do currículo de educação digital na Educação Básica; caminhos para implementação do currículo de educação digital; conectividade e uso de tecnologias nas escolas; recursos educacionais digitais; inteligência artificial na educação; saberes docentes para o uso de tecnologias para o uso de tecnologias digitais; e plano de educação digital e inovação pedagógica.

A Enec, instituída pelo Decreto Nº 11.713, de 26 de setembro de 2023, é uma iniciativa do Governo Federal em colaboração com os sistemas de ensino. O intuito é direcionar e garantir a conectividade para fins de apoios pedagógicos e o apoio à aquisição e à melhoria dos dispositivos e dos equipamentos em todas as escolas públicas de Educação Básica do país.

Mais informações sobre as atividades da Assessoria Técnica e Pedagógica das Redes Municipais de Educação e sobre a especialização estão disponíveis aqui.

Texto: Thalia Zortéa

Foto: Reprodução/MEC