Docentes participam de curso EMI em Campo Grande

Professores de várias unidades da UFMS participam do curso English as a Medium of Instruction (EMI) na Cidade Universitária. Esta é a primeira vez que a formação é realizada na Universidade e o objetivo é incentivar o desenvolvimento de aulas na língua inglesa nos cursos de graduação e pós-graduação, fortalecendo a internacionalização.

Os ministrantes são o professor Leandro Russovski Tessler da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a professora Simone Sarmento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De acordo com Leandro, o inglês como meio de ensino não diz respeito apenas a traduzir os conteúdos para serem passados em sala de aula, mas “ao uso de estratégias de aprendizagem ativa, por meio das quais o protagonista do aprendizado é o estudante. Por não se tratar de sua língua nativa é ele quem vai gerar o conhecimento e não o professor quem irá repassá-lo”, explicou.

Entre os assuntos a serem abordados no curso estão o que é o EMI, a atuação do docente e do aluno dentro do EMI, o aprendizado em língua nativa e em língua estrangeira, diferentes metodologias de aprendizagem ativa e recursos e uso da web. O curso tem continuidade hoje (6) à tarde, amanhã nos períodos matutino e vespertino e na quarta-feira (8) até as 12h.

Texto: Ariane Comineti

Fotos: Leandro Benites e Ariane Comineti