Diretor do Instituto de Química assume novo mandato até 2029

Nesta quarta-feira, 2, a reitora Camila Ítavo e o vice-reitor Albert Schiaveto empossaram o diretor do Instituto de Química (Inqui), Carlos Nazário, para o mandato de 2025 a 2029. A solenidade reuniu coordenadores de cursos, professores, técnicos-administrativos, familiares, pró-reitores e diretores de outros institutos, faculdades e agências da Universidade. A cerimônia integrou a semana de celebrações dos 46 anos de Federal. 

A reitora Camila Ítavo agradeceu o “sim” do diretor e destacou o momento vivido na Universidade. “Temos construído, todos nós, um outro tipo de pensamento, mais colaborativo, de trabalho e de diálogo. Somos chamados a desafios diferentes a cada dia, mas estamos todos juntos. Temos de pensar e atuar de forma coletiva. Os problemas complexos não têm soluções simples, então temos de trazer essa unidade, entender a complexidade, mas com paz. Com a inovação conseguimos superar vários desafios. Temos de lutar pela UFMS, precisamos que a sociedade nos entenda e precisamos colocar o conhecimento cada vez mais à sua disposição. Vamos trabalhar com muito planejamento, com olhar atento e integrado em toda a UFMS, para que a gente possa fortalecer todos os nossos cursos, todas as nossas unidades. Parabéns, desejo muito sucesso e agradeço a vocês e a seus familiares por estarem conosco nessa missão”, disse.

O vice-reitor Albert Schiaveto também ressaltou a importância da liderança. “Tanto nas falas, quanto na energia aqui, percebemos o carinho e apoio que os diretores estão recebendo, o que é muito importante para sua gestão. Tenho refletido muito sobre a nossa nova missão que é desenvolver e socializar o conhecimento em benefício da sociedade formando líderes, e quando pensamos em formar líderes pensamos primeiro em nossos estudantes, claro, mas para nós também é uma formação, isso também se enquadra a nós, servidores. Quando abraçamos a missão vamos nos tornando, aprendendo a cada dia e somos formados líderes. A liderança não é sobre ser melhor, é sobre fazer os outros melhores, quando nossas ações inspiram outros a sonharem mais, a aprenderem mais, a fazerem mais, a serem mais, a gente pode reconhecer essa pessoa como líder. E temos aqui também várias lideranças, os diretores de outras unidades, mostrando a vocês também essa parceria tão importante para a nossa Universidade”, apontou.

O diretor do Inqui está em seu segundo mandato e foi candidato único no processo de consulta à comunidade universitária, totalizando 76,15% dos votos válidos. “É com muita honra, muita alegria que assumo a direção do Inqui novamente. É uma responsabilidade muito grande gerenciar uma unidade, mas a gestão ela não se faz sozinha se faz com todos os professores, os técnicos, os estudantes, centro acadêmico, grupo do Programa de Educação Tutorial, empresa júnior, então é toda uma rede de apoio que a gente tem para fazer essa construção que é a Eeucação. É uma alegria imensa e os desafios que nós temos são garantir um ensino de qualidade, melhorar a nossa infraestrutura de laboratórios, garantir que os nossos estudantes, quando se tornam egressos, consigam almejar o mercado de trabalho para contribuir para a evolução e o crescimento do Estado e do nosso país”, afirmou o diretor do Inqui, Carlos Nazário.

Em homenagem ao diretor, o secretário administrativo Ademar Alves Ferreira e o professor Jorge Luiz Junior também proferirem discursos.

 

Texto: Ariane Comineti

Fotos: Ariane Comineti e Alíria Aristides