O diretor do Instituto de Matemática (Inma), Bruno Amaro, assumiu novo mandato até 2029 nesta quarta-feira, 2. A cerimônia de posse foi realizada no anfiteatro do Instituto como parte das celebrações dos 46 anos de Federal, com a presença da reitora Camila Ítavo, do vice-reitor Albert Schiaveto, pró-reitores, diretores de agências e unidades, professores e técnicos-administrativos.
A reitora Camila Ítavo destacou a importância de agradecer e valorizar aqueles que assumem os desafios na Universidade e desejou saúde, sucesso e amor pela UFMS para o diretor. “Nós somos 25 diretores, a gente tem cada vez dialogado, a gente tem conseguido construir e não se constrói em uma adesão, em um mês, isso é uma história que a gente vai construindo esse entendimento que somos todos, que temos que atuar de forma coletiva”, ressaltou. “Com inovação, a gente consegue superar vários desafios. […] A gente tem que devolver para a sociedade o investimento que ela nos concede. Então, em três grandes eixos: formação; serviços de alta e média complexidade, soluções complexas, a gente tem que promover isso; e também promover ciência, produzir pesquisa e extensão para o desenvolvimento das pessoas. Contamos com o Instituto de Matemática”, complementou.
O vice-reitor Albert Schiaveto reforçou o momento em que a Universidade está vivenciando nesta semana. “Estamos em uma semana de festa, de aniversário da UFMS, de 46 anos de federalização, 63 anos de existência desde o seu início e hoje nós temos duas reconduções, duas trocas de direção muito importantes para a nossa Universidade”, explicou. “Eu te desejo extremo sucesso. Aqui nós temos pró-reitores, nós temos a Reitoria, o professor Turine também. Estamos com os nossos pró-reitores, diretores de agências, estamos com os nossos diretores de câmpus e unidades também. […] Mais docentes, técnicos e estudante te dando apoio nesta nova etapa que você tem pela frente”, falou em direção ao empossado.
Para o seu segundo mandato, o diretor do Inma, Bruno Amaro, conquistou 91,92% dos votos válidos no processo de consulta à comunidade universitária. “Os quatro novos anos são quatro novas páginas para reescrevemos, pegarmos as experiências da primeira gestão e melhorarmos a próxima; aprendermos com os erros, e, como diz nossa reitora, não termos compromisso com os erros, mas usarmos eles para podermos corrigir e aprimorar cada vez mais. Queremos melhorar as parcerias internas, com as outras unidades que atendemos aqui, temos projetos de pesquisa e extensão vinculados às disciplinas e queremos reforçar isso; na questão da internacionalização, fortalecer as parcerias que já temos com as universidades, como a que temos com Marrocos, e uma nova parceria que está surgindo com uma universidade na França; e queremos fazer o instituto crescer. Ele foi criado em 2013, então hoje ainda somos ‘pequenos’, mas todos os grandes institutos começaram pequenos. É o que almejamos para o Inma, crescer e se desenvolver, para que daqui a 30 a 40 anos ele ser reconhecido internacionalmente”, declarou.
Além do reitor entre o período de 2016 a 2024, Marcelo Turine, também discursaram a coordenadora de gestão acadêmica, Adriane Eidam, e a professora Edilene dos Santos, em homenagem ao diretor.
Texto: Ariane Comineti e Thalia Zortéa
Fotos: Ariane Comineti e Alíria Aristides