Cineclube busca incentivar discussão cinematográfica em alunos e comunidade externa

O projeto de extensão Cineclube já tem toda sua programação preparada para o segundo semestre de 2019.  O encontro acontece quinzenalmente, às sextas-feiras, sempre às 15h, no Anfiteatro do Corredor Central, na Cidade Universitária. É gratuito e qualquer pessoa pode participar, inclusive a comunidade externa. O coordenador do projeto e professor do curso de Audiovisual, Julio Bezerra, fará uma introdução ao tema que será abordado no início do filme e outro debate no final da sessão.

A ideia da organização é fazer um recorte da Nova Hollywood – também chamada de Hollywood pós-clássica. O movimento cinematográfico, promovido por uma geração variada de cineastas estadunidenses, renovou a produção técnica e estética do cinema norte-americano, em um momento de crise em Hollywood. Vários nomes marcaram essa fase, como Brian de Palma, diretor de obras como Carrie, a estranha e Vestida para Matar; Martin Scorsese, cuja obras contam com Ilha do Medo, O Lobo de Wall Street e Os Infiltrados; Francis Ford Coppola, que dirigiu O Poderoso Chefão, clássico que é considerado um dos filmes mais aclamados da história do cinema. “É um conjunto bastante variado de filmes, gêneros e estilos, recheado de grandes atores e cineastas ainda na ativa, conjugando ousadia formal com precisão narrativa”, diz o professor Julio sobre a escolha da agenda.

Um dos objetivos do projeto é contribuir com a formação cinematográfica dos alunos, através de debates sobre recortes temáticos de filmes pensados previamente, além de integrar a população fora da universidade. “Por se tratar de um projeto aberto ao público, também desejamos que o cineclube ofereça à comunidade local uma oportunidade de ver filmes importantes com uma certa contextualização crítica-história, estimulando assim a cultura cinematográfica na cidade”.

A lista com os horários, local e filmes a serem exibidos pode ser vista na imagem de divulgação.

Texto: Gabrielle Tavares (Estagiária de Jornalismo)