Ciências Sociais e Licenciatura em Matemática e Química são nota máxima no MEC

Licenciatura em Matemática, do Instituto de Matemática (Inma); Licenciatura em Química, do Instituto de Química (Inqui); e Bacharelado em Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), da Cidade Universitária, em Campo Grande, receberam nota máxima no MEC. Até o momento, 13 cursos de graduação avaliados em 2025 receberam o conceito 5 a partir de indicadores como a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico-administrativo e a infraestrutura.

A diretora de Avaliação Institucional, Heloísa Costa, destaca que a avaliação evidencia a excelência do ensino na UFMS e compromisso da comunidade universitária com uma educação pública de qualidade. “Esses resultados expressivos refletem o esforço conjunto de docentes, técnicos e gestores na busca contínua pela melhoria dos processos pedagógicos, da infraestrutura e das atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo oferecidas nos cursos de graduação”, enfatiza.

O curso de Licenciatura em Matemática foi criado em 1981 e, atualmente, possui cerca de 170 estudantes matriculados. Essa nota reconhece a excelência e qualidade do curso pelas quais todos nós do Inma e da gestão da UFMS temos trabalhado”, ressalta a coordenadora do curso, Edilene dos Santos.

A professora acrescenta que o processo de avaliação do MEC também trouxe benefícios para ela enquanto coordenadora de um curso de graduação. “Eu pude aprender mais de gestão, de planejamento estratégico, da nossa Universidade, de comprometimento e de solidariedade entre os colegas. O trabalho em equipe foi muito importante para apresentar todo o nosso trabalho. Para isso, contamos com todo o processo e dinâmica de excelência estabelecidos na UFMS que nos apoiaram e orientaram”, conta.

Para o coordenador do curso de Ciências Sociais, Ricardo Cruz, foi uma alegria receber a notícia da nota máxima. “Celebramos juntos esse resultado extremamente positivo e que atesta que nossa busca pela excelência é comprovadamente exitosa”, afirma. “O curso de Ciências Sociais, assim como seus alunos e professores, têm se constituído, ao longo dos anos, como atores importantes no cenário social, acadêmico, política, educacional e público em Mato Grosso do Sul. Esse reconhecimento nos permite ter maior visibilidade no cenário local”, acrescenta.

Quem também reforça o trabalho em equipe para a conquista da nota máxima foi o coordenador do curso de Licenciatura em Química, João Batista. “Quero agradecer a todos que contribuíram para a conquista do conceito 5: os profissionais da Diretoria de Avaliação Institucional, professores, técnicos e um agradecimento especial aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química que participaram da reunião com os avaliadores do MEC, os quais ficaram surpresos com a grande quantidade de acadêmicos participantes e como eles conheciam o curso ao qual pertencem. Foi muito gratificante como coordenador ver a movimentação e o interesse que eles demonstraram”, ressalta.

Nota máxima

Além dos cursos de bacharelado em Ciências Sociais e de licenciatura em Química e em Física, foram avaliados com nota máxima os seguintes cursos de licenciatura: Pedagogia, da Faculdade de Educação (Faed); Ciências Biológicas e Pedagogia, do Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan); Física, do Instituto de Física; Letras – Português, do Câmpus da UFMS de Coxim (CPCX); Geografia e Letras – Português e Inglês, do Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq); e Geografia, História e Pedagogia, do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL).

Em 2024, 16 cursos foram avaliados com nota máxima. Entre eles estão os cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Tecnologia de Ciência dos Dados, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Processos Gerenciais, da Agência de Educação Digital e a Distância; Letras – Português e Espanhol e Bacharelado em Artes Visuais, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação; Bacharelado em Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências; Bacharelado em Química Tecnológica, do Inqui; Bacharelado em História, da Fach; Licenciatura em Educação do Campo, da Faed; Letras – Português e Inglês, do CPan e CPTL; Direito, do CPCX; e Bacharelado em Geografia, do CPaq e CPTL.

Texto: Thalia Zortéa