Solenidade on-line celebra colação de grau dos estudantes do Cpan, CPNA, CPNV e CPPP

Estudantes dos Câmpus do Pantanal (Cpan), de Nova Andradina (CPNA), de Naviraí (CPNV) e de Ponta Porã (CPPP) colaram grau na tarde desta sexta-feira, 5. A quinta cerimônia do calendário de celebrações reuniu 69 formandos e foi realizada no formato remoto, com transmissão pelo canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine expressou sua felicidade por testemunhar e celebrar um momento tão importante para a carreira dos formandos, que é a colação de grau. “É muito bom terminar uma fase da vida. Todos temos desafios na vida, mas vocês fazem parte de um número reduzido de cidadãos que tiveram a oportunidade de estudar em uma universidade federal”, afirmou.

A vice-reitora Camila Ítavo cumprimentou todos os presentes, entre formandos, docentes e familiares, e destacou a importância da celebração. “Comemorar para marcar essa data tão especial, mas também para que estejamos fortalecidos nos momentos mais difíceis. Além disso, não se esqueçam nunca de agradecer, vejo que vocês demonstram a gratidão pelos servidores – e nós só estamos aqui porque amamos e sabemos o poder que a educação tem”.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, também deixou uma mensagem aos novos bacharéis e licenciados. “Nos orgulhamos e nos alegramos muito, por ver o fim de um ciclo, que se completa hoje. Agradeço, também, pelo voto de confiança que vocês deram para a Universidade”, reconheceu.

A professora Caroline Gonçalves agradeceu a homenagem.

Paraninfa da turma de Administração do Cpan, a professora Caroline Gonçalves fez um discurso em nome de todos os homenageados na cerimônia. “Me sinto muito honrada pela homenagem e estou muito feliz. Cada conquista de vocês significa que estamos fazendo um trabalho coerente e, também, que estamos marcando a vida de vocês”, comemorou.

O diretor do Cpan, Aguinaldo Silva, parabenizou todos os formandos e reforçou que o momento marca o início de um novo ciclo, com novas perspectivas de crescimento profissional. “Vocês estão preparados para essas oportunidades, mas têm uma grande responsabilidade com a sociedade que ajudou a mantê-los aqui. Ajudem, com sua formação, a construir uma sociedade que se importa com os problemas dos outros”.

Já a diretora do CPNA, Solange Fachin, aproveitou a ocasião para agradecer à administração da Universidade. “Muito obrigada pelo apoio, empenho para que a Universidade funcionasse, pelo acolhimento que têm com o nosso Câmpus, pois só assim está sendo possível formar os estudantes”, disse.

Para o diretor do CPNV, Marco Antônio Costa da Silva, os formandos passam a ter uma nova missão a partir da colação de grau. “O papel de vocês agora na sociedade, é outro. Vocês se tornam profissionais e passam a ter a obrigatoriedade de transformar a realidade no seu entorno”, ressaltou.

O diretor do CPPP, Leonardo Souza Silva, enfatizou que a cerimônia representa um momento de alegria, de celebração pela força e resiliência dos estudantes. Além disso, ele reforçou que os concluintes farão sempre parte da família UFMS, a partir dos laços criados durante a trajetória. “Vocês sempre terão um porto seguro para recorrer, procurar auxílio”.

A solenidade de colação de grau reuniu estudantes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação, do Cpan; Administração, Ciências Contábeis e História, do CPNA; Administração, Ciências Sociais e Pedagogia, do CPNV; Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação, do CPPP.

O estudante Anderson dos Santos fez a leitura do juramento.

O estudante de Administração do CPNV, Anderson dos Santos Paula Júnior,  representou todos os concluintes e fez a leitura do juramento durante a cerimônia. O bacharel Everson Felipe Alves dos Santos fez discurso em nome dos formandos. Ele relembrou a trajetória vivida por todos os estudantes, como os dias cansativos, as dificuldades, as amizades construídas e os ensinamentos dados pelos professores, mas enfatizou a importância de cada momento para o processo de transformação promovido pela graduação.

Em poucos dias, os formandos poderão ter acesso à versão digital do diploma. As unidades também disponibilizarão a versão física do documento.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Reprodução