Nesta sexta-feira, 14, os estudantes internacionais que ingressaram em cursos de graduação e pós-graduação na UFMS foram recepcionados em evento realizado pela Agência de Internacionalização (Aginter). A acolhida teve a participação da reitora Camila Ítavo, do vice-reitor Albert Schiaveto, de pró-reitores, diretores de agências, unidades setoriais e servidores.
Para a reitora, a atividade de boas-vindas representa a realização de um sonho da Universidade. “Desejamos que a nossa Universidade cada vez mais colabore com o mundo todo. Acreditamos na força da educação, o quanto podemos transformar, temos muito mais coisas em comum do que diferenças. Cada um de nós tem uma vivência dentro do seu país, dentro de uma história de vida. Se pudéssemos contar um pouquinho da nossa história, teríamos um mundo melhor, porque entenderíamos melhor as outras pessoas e também trabalharíamos com um mundo cada vez melhor, de respeito, de integração e, principalmente, entendendo que nós dependemos uns dos outros”, disse Camila.
O vice-reitor Albert Schiaveto destacou o prazer de receber os estudantes na Cidade Universitária e nos Câmpus da UFMS de Coxim, Chapadão do Sul, Três Lagoas e do Pantanal. “Espero que vocês se sintam em casa e permaneçam com a gente por bastante tempo. Temos aumentado o número de estudantes internacionais e, por isso, criamos uma Agência exclusiva para melhor atender vocês. Também sou pró-reitor de Assuntos Estudantis e nossa equipe vai mostrar a vocês as oportunidades. Aproveitem cada uma delas! Nosso desejo é que o número de estudantes internacionais continue aumentando”, disse Albert.
A primeira acolhida para os estudantes internacionais foi realizada em 2024, com a participação de 25 ingressantes de 12 países. “Estamos muito felizes, pois temos entre graduação e pós-graduação a expectativa de receber em torno de 120 estudantes internacionais de 17 países. Convidamos todos os pró-reitores e diretores que estão recebendo vocês para que viessem até aqui dar as boas-vindas e explicar um pouco sobre o que cada unidade faz”, falou o diretor da Aginter, Gustavo Câncio.
Como parte da programação, o Duo Amabile, composto pelos professores da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação Marcelo Fernandes e Ana Lúcia Gaborim, realizou uma apresentação musical e foi preparado um café da manhã especial, com comidas e sucos regionais, apoiado pelo curso de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição. As unidades ainda detalharam informações sobre temas específicos para auxiliar os estudantes em sua rotina.
Laurina Matondo veio da Angola para Mato Grosso do Sul com objetivo de graduar-se em Enfermagem. “Escolhi a UFMS porque acredito que ela oferece um curso de qualidade e o Brasil foi escolhido pela boa educação. É muito importante participar dessa recepção, porque vão nos mostrar todas as partes da Universidade, como têm funcionado os processos na Universidade”, contou.
“A UFMS tem uma boa qualidade de ensino e eu poderei aproveitar bastante tudo que oferece na área que escolhi: Engenharia de Computação. Sei que poderei trabalhar depois no Brasil ou em Guiné Bissau. Eu não sonhava antes que eu pudesse ter essa oportunidade. Quando cheguei, acredito que foi bem escolhido. Pude notar muitas coisas boas. Fico muito feliz mesmo com isso”, disse Jair Mario Fernandes.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Vanessa Amin