Estão abertas as inscrições até 28 de março para o cadastro reserva do banco de talentos da Educação Digital e a Distância da UFMS e, até 31 de janeiro de 2026, para validação de materiais didáticos de disciplinas com carga horária à distância em cursos de graduação presenciais. As submissões devem ser feitas por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos.
O cadastro reserva tem como objetivo constituir um grupo de profissionais qualificados para atender demandas dos cursos de graduação e pós-graduação a distância da UFMS. “O banco de talentos contribui para a formação dos profissionais, na medida em que a gente dá oportunidades de trabalho dentro da modalidade de educação à distância, que tem toda uma dinâmica diferente, uma metodologia. A UFMS tem um modelo pedagógico de educação à distância para os cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e todos os profissionais que são convocados por meio do banco de talentos têm oportunidades também de formação continuada e de crescimento profissional”, afirma a diretora da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Daiani Riedner.
O banco de talentos será formado com os seguintes perfis: professor tutor, professor tutor voluntário, professor tutor presencial, coordenador de tutoria, professor especialista e professor especialista voluntário, membro de equipe multidisciplinar, coordenador de polo, assistente pedagógico e assistente à docência. “A convocação dos perfis de talentos que tem dentro do edital é realizada mediante demanda. Por exemplo, a convocação dos tutores mediante a lista de oferta, a convocação de professores especialistas, mediante a necessidade de elaboração de material didático das disciplinas dos cursos, e na medida que cresce o número de tutores, surge a necessidade da convocação de coordenação de tutoria, então todos os perfis seguem essas regras conforme as ofertas vão acontecendo”, explica a diretora.
As demandas são divulgadas em editais específicos neste link, com critérios classificatórios de pontuação para a convocação. O candidato selecionado, exceto em caso de atuação voluntária, recebe uma bolsa mensal durante a vigência estabelecida. A divulgação do resultado final deve ser realizada em 16 de abril.
Em relação a validação de materiais didáticos, Daiani explica que o procedimento segue as normas exigidas na legislação da educação a distância. “Temos bastante cuidado e responsabilidade com as ofertas de disciplinas à distância nos cursos presenciais. Um dos elementos para os professores ofertarem a educação a distância no presencial é ser credenciado. Esse credenciamento se dá por meio de realização de um curso de formação oferecido pela Agead e, além de ser credenciado, precisa ter o material didático validado. Isso significa que é necessário organizar todo o conteúdo, todos os roteiros, as atividades que está planejando para uma oferta à distância”, destaca.
Essa etapa é realizada pela equipe multidisciplinar de validação da UFMS, que leva em conta a compatibilidade do programa da disciplina com o material didático apresentado para a oferta de carga horária a distância. “Como a oferta à distância é uma oferta assíncrona, ou seja, que não tem o professor e o estudante no mesmo tempo e no mesmo espaço, é preciso construir a trilha de aprendizagem, para que o estudante consiga então desenvolver ali as competências, os conhecimentos daquela disciplina, mesmo que não tenha o professor o tempo na sala de aula como no presencial”, conclui Daiani.
Texto: Bianka Macário e Rúbia Pedra