Aula pública estimula debate em alusão ao Dia Mundial da Filosofia

Em alusão ao Dia Mundial da Filosofia, celebrado no dia 17 de novembro, será realizada no domingo, 20, uma aula pública na feira do Bosque da Paz, no Bairro Carandá Bosque, com o tema “Por que ainda a filosofia?”.  A ação tem a participação da UFMS e de outras instituições do MS.

O Dia Mundial da Filosofia é uma data criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para destacar a importância do questionamento e do pensamento crítico e independente. A partir do projeto Ágora, a Faculdade de Ciências Humanas promove dois dias de atividades, com o propósito de integrar professores, estudantes e interessados em geral, além de divulgar este campo de estudo.

A aula pública será ministrada, às 10h15, pelo professores Weiny César da UFMS e Rafael Batista da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.  Às 13h, está prevista uma roda de conversa com os professores Josemar de Campos Maciel e José Manfroi da Universidade Católica Dom Bosco. “Será um encontro de pessoas interessadas em filosofia, ciências humanas e cultura. Todos que se interessam pela discussão são bem-vindos”, explica o professor Weiny.

A programação paralela na feira do Bosque da Paz terá a distribuição de fanzines como divulgação de projetos filosóficos, exposição de banners com comunicações filosóficas; exposição de artes, com produções de artistas filósofos e estudantes de Filosofia; e a exposição Filosofia para Crianças, com livros infantis. As atividades são fruto de uma parceria com a iniciativa Paideia Pantaneira.

“O mundo que estamos vivendo requer a compreensão filosófica. É o mundo das tecnologias, da rapidez das comunicações, das fake news, do caos, da convulsão social em vários aspectos. É um mundo que requer ser pensado e, no campo dos saberes, a filosofia é a disciplina que se dedica a pensar o mundo, o sujeito e a vida social, no sentido mais amplo que a palavra pensar significa”, afirma Weiny.

Texto: Mylena Rocha