11ª Volta UFMS reúne comunidades interna e externa em manhã de competições

A 11ª edição da Volta UFMS foi realizada na manhã deste sábado, 19, na Cidade Universitária. Foram mais de 800 atletas inscritos em diferentes modalidades. Além de promover a prática esportiva, o evento ainda estimulou a solidariedade, por meio da doação de alimentos e brinquedos.

A vice-reitora Camila Ítavo celebrou a participação da comunidade no evento esportivo

A vice-reitora Camila Ítavo destacou a alegria em receber os competidores da comunidade interna e externa. Ela ainda enfatizou a importância de promover ações em prol das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. “Em todas as ações que a gente realiza na Universidade, promovemos a arrecadação. Assim, podemos ajudar entidades e promover, além da formação técnica, uma formação cidadã, humana e responsável”, ressaltou.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, afirmou que a Volta já é tradição na Universidade e também se consolidou no calendário esportivo sul-mato-grossense.” A 11ª edição do evento foi um sucesso e as mais de 800 vagas foram esgotadas em menos de três horas de inscrições, isso mostra que a gente tem um bom espaço para o esporte. Temos tido muito sucesso e, quero lembrar, teremos a Caminhada nos câmpus à tarde”.

Estudantes de enfermagem prestaram atendimento com pesagem, aferição de pressão e medição de glicemia

A secretária de Projetos e Eventos Esportivos, Edinéia Ribeiro, reiterou a importância do esporte para o bem-estar e a saúde da comunidade. “É um evento importante porque reforça a necessidade de as pessoas manterem o estilo de vida ativo. A Universidade, promovendo esse tipo de ação, incentiva que as pessoas adotem hábitos e comportamentos saudáveis”, comentou.

Servidor público estadual, Washington Dias soube da Volta UFMS por meio de um site de notícias e não perdeu tempo para fazer a inscrição. Ele conta que já pratica atividade física com regularidade e ficou animado em participar. “Eu já fiz algumas provas na cidade e quis correr aqui também. A distância não é tão longa, mas o sol castiga”, brinca.

Sérgio Cândia é participante da Universidade Aberta à Pessoa Idosa e se inscreveu para a caminhada. “Precisamos manter uma vida ativa. Eu caminho todos os dias, pelo menos meia hora, e ainda faço exercícios aqui na Universidade e danço”, conta.

Estudante de pós-graduação na UFMS e professora da rede pública de ensino, Laís Fernandes participou da corrida e ainda trouxe a família para se exercitar. Além da irmã, Laís trouxe os sobrinhos de 9, 10 e 11 anos para a Maratoninha. Uma das crianças é Helena, de 9 anos, que ficou animada com a iniciativa. “Eu acho muito legal, vou correr com meu irmão e meu primo”.

Campeões da corrida

Estudante da UFMS, Bruno foi o primeiro a cruzar a linha de chegada

A Volta teve cinco provas: Corrida (7 km), Caminhada (3,5 km), Caminhada – Desafio das Atléticas UFMS (3,5 km), Maratoninha (400 m) e Desafio das Autoridades (400 m). Bruno Shimada foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Ele foi o campeão da corrida de 7 km na categoria UFMS, no naipe masculino. Ele fez o percurso em 25 minutos e já é um veterano na competição. “Estou muito feliz por ter vencido a prova mais uma vez. Eu corro há 15 anos, é a minha quinta corrida na Volta UFMS. Desde que entrei na Universidade, participo. Agora, vou me formar e estou encerrando com chave de ouro!”, comemorou.

Marileide Coelho venceu na categoria geral de 7 km, no naipe feminino. Corredora amadora há 7 anos, ela ressaltou que a vitória foi sinônimo de superação e resultado da dedicação nos treinos. “Eu indico a atividade física. Quem nunca fez, faça, vale muito a pena! É saúde, superação, você cria um círculo de amizades, eu recomendo demais”.

O campeão na corrida de 7 km no naipe masculino foi Jailton da Silva, que destacou a alegria ao receber a medalha e o troféu. “É uma sensação de dever cumprido. Venho treinando bastante, seguindo certinho e o resultado veio. Para quem quer começar a correr, comece! É viciante e faz muito bem à saúde”, enfatizou.

Os participantes receberam kits com camiseta e boné, além de frutas, isotônico e água. Todos os inscritos que terminaram as provas  receberam uma medalha de participação. Confira o pódio na Corrida de 7 km:

Categoria UFMS

• 2º lugar: Eloisio da Silva
  • 3º lugar: Mauro Lúcio Oliveira Segovia

Caminhada nos Câmpus

Também neste sábado, ocorre a 3ª edição da Caminhada nos Câmpus. Foram abertas mais de 900 vagas para as provas, que começam às 16 horas. O evento esportivo possui a prova única de caminhada, com o percurso de 3,5 quilômetros. A Caminhada terá a participação de pessoas da comunidade interna e externa, a partir dos 7 anos de idade, dos sexos feminino e masculino.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Mylena Rocha e Crislaine Oliveira