Acadêmicos podem contar com portal Estágio para informações e oportunidades

Em funcionamento desde o início de 2017 o portal Estágio da UFMS tem como objetivo unir todas as informações sobre a atividade. No endereço https://estagio.ufms.br/ os acadêmicos encontram desde oportunidades com inscrições abertas em diversas empresas e instituições, para estágio remunerado ou curricular obrigatório, até dicas sobre o mercado de trabalho e a legislação vigente. A responsável pelo portal é a Seção de Estágio, da Divisão de Desenvolvimento Profissional da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).

No portal o aluno pode ter acesso ao Termo de Compromisso de Estágio, por meio do qual se formaliza todo processo de estágio. Os alunos devem preencher o termo online, imprimir três vias e colher as assinaturas do representante concedente do estágio e do diretor da Unidade Setorial (representante legal da UFMS), além de assinar também os documentos. As vias devem ser entregues então à Comissão de Estágio (COE) do curso, que irá validar o Termo via portal. A COE de cada curso é responsável por coordenar os estágios obrigatório e não obrigatório e é constituída pelo Conselho de Unidade Setorial.

Ao Termo de Compromisso de Estágio deve ser anexado o Plano de Atividades do Estagiário, elaborado em conjunto pelo estagiário, professor orientador e supervisor de estágio, no qual são descritas as atividades que o estagiário irá desenvolver. O processo de formalização do Termo de Compromisso é então homologado pela Proaes, que analisa os aspectos técnicos e legais da proponente de campo de estágio.

Outras funcionalidades – No portal Estágio da UFMS os alunos podem ainda obter informações sobre o seguro, duração do estágio e sobre as jornadas diária e semanal; informações sobre os relatórios que devem desenvolver periodicamente, sobre recessos, bolsa-auxílio e auxílio transporte. Podem também consultar as empresas/instituições concedentes e os Agentes de Integração de Estágio que possuem convênio vigente com a UFMS.

Desde fevereiro de 2017 uma facilidade implementada na Universidade é a dispensa da exigência de convênio com as instituições, empresas e/ou profissionais liberais concedentes de estágio. O aluno ou mesmo os professores/representantes do curso podem buscar um campo de estágio com algum profissional liberal, organização não governamental, instituição pública ou empresa privada e formalizar a atividade diretamente com o Termo de Compromisso de Estágio. Se o local concedente exigir o convênio, deve ser tramitado na UFMS para formalização, se o local não exigir, o estágio pode acontecer formalizado apenas pelo Termo.

Em 2017, foi realizada a Semana de Estágio, Emprego e Carreira na UFMS, de 29 a 31 de agosto, com palestras sobre o mercado de trabalho, e a exposição dos programas de captação de talentos de empresas e instituições públicas e privadas em diversas áreas. Neste ano, o evento tem previsão de realização novamente em agosto com ainda mais oportunidades.

Mais informações sobre estágios podem ser obtidas na Seção de Estágio, por meio do telefone (67) 3345-7915 ou pelo e-mail estagio@ufms.br