Workshop gratuito sobre guitarra será realizado neste sábado

Como parte da programação do Projeto Circulação da Escola de Música da UFMS, será realizado, neste sábado, 19, o workshop Liberdade na guitarra: conhecendo caminhos para entender o braço do instrumento pelo músico e compositor Gabriel de Andrade. “Irei abordar formas dos estudantes que tocam guitarra ou violão terem uma melhor visualização das notas no braço do instrumento. Desta forma, o estudante pode ampliar a sua fluência no instrumento e montar acordes em outras regiões, bem como improvisar”, comenta Gabriel que é egresso do curso de Música da UFMS e atua como professor desde 2015. Ele tem trabalhado com artistas como Geraldo Espíndola , Antônio Porto, Guilherme Rondon, Gilson Espindola e Marina Peralta. Em 2015, formou o Urbem com os músicos Gabriel Basso, Sandro Moreno e Bianca Bacha. Além do CD com o Urbem, possui outros dois autorais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente aqui. O workshop será realizado ao vivo via Google Meet, às 18h (horário de Brasília). Os inscritos recebem certificado de participação. De acordo com a coordenadora do projeto Ana Lucia Gaborim desde junho já foram realizadas mais de 15 atividades entre aulas, apresentações e workshops em formato digital. Algumas dessas atividades estão disponíveis na playlist do projeto no canal da TV UFMS no Youtube.

“O projeto original tinha como proposta levar os grupos da UFMS para apresentações na periferia e cidades do interior, além de aulas em algumas comunidades. Devido à pandemia da Covid-19, tivemos que repensar as ações e disponibilizar aulas no formato remoto. Começamos com a masterclass de trombone que é ministrada, desde junho, pelo professor Jackes Douglas quinzenalmente. Mas, já oferecemos aulas outros instrumentos musicais como bateria, cavaquinho, clarineta e viola caipira. A aula aberta de viola caipira, por exemplo, já teve mais de três mil visualizações”, conta Ana Lucia.

Ana Lucia comenta que o formato on-line possibilita que as pessoas possam adaptar melhor seu tempo, além de obter um alcance maior de público do que o formato presencial. “Há também a possibilidade de os participantes reverem a atividade em outro momento. Sabemos que nada substitui o evento ao vivo, principalmente, no caso das apresentações, mas neste momento, foi a forma que encontramos de continuar levando as produções musicais. Somos o único curso de Música do Estado e não paramos de produzir, então foi necessária essa adaptação”, explica.

“Para as atividades, pedimos para que os interessados façam inscrição antecipada porque as plataformas de videoconferência têm capacidades limitadas. No dia do evento, os inscritos irão receber o link”, explica a professora. Na próxima quinta-feira, 24, será realizada atividade sobre pandeiro com o egresso do curso de Música da UFMS Lucas Rosa.

Mais informações sobre o Projeto Circulação da Escola de Música podem ser conferidas nos perfis do Facebook e Instagram.

Texto: Vanessa Amin