Webinário irá abordar estudos sobre moedas, cédulas e medalhas antigas do Museu Histórico Nacional

De 1º a 3 de dezembro será realizado o 1º Webinário Internacional de Estudos Numismáticos da Antiguidade: o acervo de moedas antigas do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo reunir resultados de pesquisas realizadas sobre o acervo e promover debates relacionados à Numismática Antiga, ou seja ao estudo histórico, econômico e artístico de moedas, cédulas e medalhas, entre outros objetos.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Interessados em participar podem se inscrever neste link, no site do Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (ATRIVM) da UFMS, que sedia o evento junto ao Museu de Arqueologia (Muarq/UFMS) e ao Museu Histórico Nacional do RJ. A realização é em parceria com diversas instituições e a transmissão será pelo canal do ATRIVM/UFMS.

Para o professor da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) e membro do Muarq, Carlos Eduardo da Costa Campos, o estudo numismático vai muito além das moedas. “Elas circulam há séculos nas sociedades, possuem trajetórias, transformações, remodelações, modificações que são importantes. O estudo não se resume somente às moedas, mas também às gemas e selos. O webinário tem como foco o acervo do Museu Histórico Nacional do RJ e falar sobre ele é falar sobre um dos maiores acervos que contém moedas antigas fora da Europa. É falar sobre um patrimônio da humanidade, um tesouro que está no Brasil e que precisa ser estudado cada vez mais, que precisa ser preparado para o saber histórico escolar”, informou.

O webinário está vinculado a duas ações coordenadas pelo professor: o projeto de pesquisa “Ensino e Pesquisa em História Antiga: desafios e novas perspectivas sobre a iconografia augustana no acervo do MHN-RJ” e o projeto de ensino “Ensino e Pesquisa sobre Antiguidade: Estudos Interdisciplinares (Parte III)”.

Na programação do webinário há conferências e palestras com temas como “As Moedas ‘Contam’ Histórias: O Museu Histórico Nacional e as cunhagens de Constantinianas”; “Economia e Sociedade em Bracara Augusta: o contributo dos tesouros numismáticos” e “Análise iconográfica da moeda: o caso das moedas judaicas”, entre outros. “Teremos a participação de professores e pesquisadores que são referência mundial no assunto, entre eles Pedro Paulo Funari, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Darío Sánchez, da Universidad Nacional de La Rioja e Universidad Nacional de Córdoba da Argentina”, apontou o professor.

Mais informações sobre o evento e a programação completa podem ser acessadas neste link, no site do ATRIVM/UFMS.

Texto: Ariane Comineti