Começam hoje, 25, as inscrições para seleção de novos empreendimentos para o programa de incubação da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime) da UFMS.
São elegíveis para seleção no programa de incubação da Pime, empresas inovadoras, em fase inicial de desenvolvimento, com CNPJ criado em até 18 meses, e que objetivam desenvolver seus empreendimentos e agregar valor aos seus processos, produtos e/ou serviços. Estão sendo oferecidas quatro vagas para empreendimentos na modalidade Módulo de Produção e três vagas para Módulo Administrativo. Em ambos, as empresas recebem apoio e podem ocupar seus respectivos módulos na sede física da Pime, localizada na Cidade Universitária, em Campo Grande.
As propostas submetidas passarão por uma banca avaliadora que irá analisar o grau de inovação do produto/serviço, potencial mercadológico, viabilidade técnica e econômica, clareza do modelo de negócio, capacidade técnica e empreendedora da equipe, potencial de geração de propriedade intelectual e potencial de desenvolvimento social e responsabilidade socioambiental.
As inscrições devem ser feitas em sigproj.ufms.br até dia 15 de dezembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 e o pagamento deve ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU).
Experiências
A INDEXT, empresa com foco em soluções tecnológicas para o agronegócio, está incubada na Pime desde março de 2019. “O processo seletivo foi simples, no fim do ano de 2018. Nós nos inscrevemos e realizamos um pitch para a banca, que é composta por integrantes da incubadora e também empreendedores externos. Para fazer este pitch durante o processo seletivo, nós recebemos uma capacitação da Pime para chegarmos mais preparados”, relembra o empresário Ricardo Aguiar.
Segundo Ricardo, a experiência na incubadora, além de ser positiva, também possibilita o contato com outros empreendedores. “A Pime tem atuação e contato bem forte no ecossistema de empreendedorismo e inovação aqui do estado. Já participamos de eventos que a Pime realizou ou participou e nos convidou, possibilitando a criação de alguns contatos e relações na nossa área de atuação, para trocar experiências”, acrescenta.
O Labmol Vet é um laboratório veterinário especializado no diagnóstico molecular sorológico de doenças infecciosas parasitárias que infectam animais domésticos que está na Pime desde 2020. “A Pantanal Incubadora Mista de Empresas tem dado todo o apoio e suporte, nos ajudando desde a implementação do nosso empreendimento na Universidade e também em todo o acompanhamento e desenvolvimento da nossa empresa”, diz o empresário Rodrigo Leite.
Tanto Ricardo quanto Rodrigo ressaltam o impacto positivo do apoio da Pime às suas empresas, com mentorias e capacitações. “A incubadora nos fornece ajuda em mentorias de contabilidade, de marketing e também orientação profissional de diversas áreas para que possamos evoluir cada vez mais com o nosso empreendimento, tanto enquanto incubados quanto também quando nos direcionarmos para o setor privado fora da Universidade”, afirma Rodrigo.
Além disso, conforme reforça Ricardo, há o espaço físico na Cidade Universitária, que muito ajuda os novos empreendimentos. “A incubadora é importante, primeiramente por conta do espaço físico, por mais que a gente pague um aluguel mensal, é um valor bem mais em conta do que salas comerciais, pagamos o espaço e tem de tudo, limpeza, copa. Todo acompanhamento que a incubadora faz, monitoramento periódico, eles ajudam bastante na parte de negócios, principalmente a gente que é mais da área técnica, tem um valor muito significativo”, finaliza.
Mais informações sobre o processo seletivo da Pantanal Incubadora Mistas de Empresas podem ser obtidas em pime.ufms.br ou pelo e-mail sec.pime@ufms.br.
Texto: Bianca Tobin (estagiária de Jornalismo da Agecom) e Leticia Bueno