Instituição fomenta mais de 100 ações de extensão

Por meio do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PAEXT) a UFMS destina mais de R$500 mil para programas, projetos e cursos de extensão. Ao todo, 105 ações foram selecionadas para fomento em 2020 e do total investido, mais de R$400 mil serão para bolsas a estudantes.

“Como pró-reitor fico muito feliz por a UFMS honrar e fomentar a área da extensão universitária. Teremos uma extensão efervescente e responsável, dentro dos limites da biossegurança, com cada coordenador de ação articulado à sua unidade, seguindo todas as resoluções e orientações, para não colocarmos estudantes e comunidade em risco”, disse o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.

O pró-reitor também falou sobre as bolsas destinadas a discentes. “Os estudantes selecionados para bolsas de extensão poderão se aprimorar em suas áreas de estudos e contar com um auxílio financeiro para desenvolverem suas atividades com mais tranquilidade. Todos vão desenvolver ações que vão impactar positivamente a sociedade”, lembrou. A seleção de bolsistas será feita por meio de editais específicos, autorizados pela Proece e publicados pelas unidades às quais as ações aprovadas estão vinculadas.

O professor Rogério Zaim de Melo do campus do Pantanal obteve aprovação para a proposta “Atividades circenses e o projeto social Novo Olhar”. “Trabalhamos com atividades circenses já há algum tempo e o intuito é continuarmos nessa linha. Desta vez iremos trabalhar com a ONG Novo Olhar, que é uma instituição aqui de Corumbá que acolhe crianças em situação de risco no período de contraturno. A ideia é usar a atividade circense como ferramenta para que as crianças compreendam seu corpo, que vivenciem experiências diferentes nesse momento em que estão fora da escola. Nossa expectativa é grande, sabemos que diante da pandemia da Covid-19 as atividades presenciais podem não serem possíveis, mas já temos um ‘plano B’ para atividades on-line, de forma remota e por vídeos”, informou.

Outro projeto aprovado no campus foi a Feira de Produtos em Transição Agroecológica da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Pantanal e da Fronteira, em cooperação com o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal. Em sua quinta edição, é um projeto de extensão já consolidado. “Sua aprovação nos enche de motivação para que a continuidade seja mantida. No momento vivemos uma situação diferenciada, por isso ao invés da realização da feira física estamos trabalhando com a feira virtual. Estamos cadastrando pessoas que costumavam adquirir os produtos na feira, para a realização de entregas nas residências. Contamos já com 102 pessoas que serão atendidas diretamente e prosseguimos com o cadastramento. A expectativa é que nos próximos meses tenhamos um aumento na produção e com isso esperamos aumentar o atendimento à população também, sempre com produtos saudáveis e de qualidade, vindos diretamente do agricultor”, explicou o coordenador da ação, professor Edgar Aparecido da Costa.

Confira todos os projetos no site da Proece.

Texto: Ariane Comineti