Unidades recepcionam novos acadêmicos com socialização e informação

Com cerca de 4.500 novos acadêmicos, o primeiro semestre de 2016 inicia-se nesta segunda-feira (16/5) em todos os 11 câmpus. As boas vindas aos calouros envolvem veteranos, professores, coordenadores de cursos e diretores de unidades em ações conjuntas para a primeira socialização e prestação de informações úteis e necessárias aos recém-chegados.

Boa parte dos cursos irá realizar reuniões com os novos acadêmicos para apresentações dos docentes, regulamentos, sistemas, segurança, Biblioteca, entre outros pontos relevantes. Alguns cursos promovem palestras sobre temas mais específicos das áreas, além de visitas aos espaços físicos e laboratórios respectivos.

A socialização é uma das principais referências para os entrantes. Por isso, acontece no corredor do CCBS, no dia 16 de maio, o tradicional Quebra-Torto, nos horários alternativos de 8h e 18h. Esse é um evento de acolhimento e confraternização dos acadêmicos, técnicos, docentes e familiares, em que todos são convidados a trazer alimentos para serem partilhados em uma refeição comunitária.

Toda a semana será embalada com apresentações musicais a serem realizadas pelo curso de Música e outras unidades. Na Faculdade de Computação (Facom) haverá no dia 17 de maio, às 17h30, a apresentação cultural do projeto algoRITMO, com a Bateria da Atlética da Facom e do Guenta Duo (do México), formado pelos músicos Emmanuel Padilha Holguin (harpa) e Rodrigo Lara Alonso (violão). (Veja aqui a programação)

Um dos cursos mais disputados na UFMS, Medicina fará a recepção dos calouros na manhã do dia 16 de maio no LAC, com apresentações pela direção e o Serviço de Orientação ao Estudante de Medicina (Soemed).

Os alunos serão instruídos sobre os espaços físicos, o NHU, a coordenação e funcionamento da DENEM, do Centro Acadêmico (CamedGH), e da Associação Atlética (AAAMUFMS), do Projeto Rir é o Melhor Remédio, das 10 Ligas Acadêmicas atuantes (e seus projetos) e da Bateria Pintada da AAAMUFMS. Entre as ações previstas, a Semana do Calouro também promoverá a Integração Solidária com a promoção de doação de sangue, de roupas e de alimentos pelos acadêmicos.

Na Fisioterapia, depois da recepção matinal na Universidade, os alunos participam de acolhida pela atlética em espaço fora do câmpus e depois da calourada, a festa dos calouros.

O curso de Alimentos, Tecnológico, realiza apresentações e palestras nos dois primeiros dias da semana, sempre a partir das 18h.

Já na Faculdade de Odontologia a recepção aos calouros acontece no dia 18, quarta-feira, no período da manhã, com apresentação da estrutura e funcionamento da Faodo pela direção.

Na linha de palestras, o curso de jornalismo da UFMS, realiza na segunda-feira, às 8h, no Anfiteatro do CCHS uma aula inaugural para os ingressantes e palestra do professor da Unesp/Bauru  Denis Renó.

No dia 19, os calouros de Nutrição participam do I Ciclo de Palestras Canutri: Mitos e verdades sobre nutrição, no Auditório Multiuso I e, na sexta-feira, do I MasterNutri: Frutos nativos do Cerrado, no DTA.

Depois de uma semana de diversas atividades, sexta-feira, às 7h, o curso de Enfermagem faz aula inaugural  no LAC com apresentação cultural e Palestra sobre a Pós-Graduação na Enfermagem.

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Preae), por meio da Divisão de Apoio e Assistência Acadêmica, disponibiliza equipe de psicólogos e assistentes sociais para divulgar, aos cursos solicitantes, as ações de assistência estudantil como auxílio alimentação e bolsa permanência.

Interior

As confraternizações estendem-se aos câmpus do interior. No Câmpus do Pantanal, em Corumbá, estão previstos café-da-manhã, tereré cultural (com apresentações de música, circo, poesia, teatro e dança), debates e encontros, a partir do dia 16.

O CPAN também promove seminário no dia 17 de maio, às 15h, sobre o dia nacional de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes – A Universidade, o Poder Público e a Comunidade, olhares em perspectiva, seguido da Conferência – Panorama e perspectivas do Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, com Thaís Dumet Farias, da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

Em Aquidauana, a programação inicia-se às 19h30, com a recepção dos calouros no Auditório Dóris Mendes Trindade, na Unidade I do CPAQ, encerrando-se com apresentação cultural. Da mesma forma, no Câmpus de Três Lagoas (CPTL)  e no Câmpus de Naviraí (CPNV) as atividades programadas acontecem no período noturno.

O curso de Psicologia de Paranaíba já programou a exibição de filmes, palestras, oficinas e no trote solidário ações como a panfletagem contra homofobia na Praça da República e doação de sangue.

Outras informações sobre as programações podem ser obtidas nas coordenações dos cursos em Campo Grande e no interior.