UFMS Participativa recebeu mais de 8,5 mil apoios em propostas da comunidade

A UFMS Participativa recebeu 135 propostas, 489 comentários e mais de 8,5 mil apoios na plataforma digital ufms2030.ufms.br. Os números refletem o envolvimento de toda a comunidade na criação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2030, integrado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFMS. 

A Comissão Central para elaboração do PDI-PPI 2025-2030 se reuniu na tarde de hoje, 22, para apresentação do trabalho das cinco comissões temáticas que foram criadas para levantamento das informações, que devem compor uma matriz estratégica organizada em eixos, objetivos estratégicos e indicadores. Em seguida, o documento será enviado para aprovação do Conselho Universitário.

As cinco comissões temáticas foram formadas por professores, técnicos e estudantes: UFMS Participativa; Estratégias institucionais; Projeto Pedagógico Institucional; Estrutura, Recursos e Necessidades; e Apoio ao Planejamento das Unidades.

A reitora Camila Ítavo destacou o pioneirismo e a inovação na elaboração do documento que deve guiar o futuro da UFMS. “O movimento que a nossa Universidade fez vai ser um exemplo, vai servir de modelo para muitas universidades. A gente também vai conseguir, a partir dessa experiência única, aprimorar o diálogo, que é quando um fala, outro fala e se estuda, vê a jurisprudência e a legalidade, forma-se o entendimento e se faz”, avalia.

“É muito bom estarmos chegando no final desse momento tão importante para a nossa Universidade que é esse planejamento, para a gente poder ter os rumos que devemos seguir nos próximos anos, até 2030. Queria agradecer a cada um de vocês pela participação e dedicação para que a gente pudesse ter esse planejamento”, reforça o vice-reitor Albert Schiaveto. 

A pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Maria Tristão, destaca a participação interna e externa na elaboração do documento. “Nós conseguimos fazer com que muitas pessoas participassem de todo o processo. Nas comissões temáticas, tivemos representação de estudantes, técnicos e professores. Nós também tivemos o trabalho da UFMS Participativa, que foi para todos os câmpus, fez grandes audiências com participação de pessoas da UFMS, mas também de fora. Recebemos muita contribuição com ideias maravilhosas. Essas ideias convergem depois para os grandes eixos que compõem esse arcabouço do planejamento para nos guiar até 2030”.

UFMS Participativa

A proposição de construção coletiva foi levada pela comissão temática a todos os câmpus da Universidade, em 11 audiências públicas conduzidas por professores e técnicos. A iniciativa com foco na participação foi inspirada no modelo de trabalho adotado pelo Plano Plurianual Participativo do Governo Federal. 

“O sentimento é de gratidão pela oportunidade de contribuir com a nossa UFMS. Ser ouvidos representa que, de fato, a nossa Universidade é democrática. O planejamento é importante para a gestão UFMS como um todo, pois ao ouvir a comunidade, pode planejar e executar conforme a necessidade de cada unidade e da UFMS como um todo”, destaca a diretora do Câmpus de Coxim, Silvana Zanchett.

A diretora do Câmpus de Três Lagoas, Larissa da Silva Barcelos, destaca a construção inovadora do novo PDI. “Pela primeira vez, toda a comunidade teve a oportunidade de participar ativamente de sua elaboração. Essa construção coletiva oferece voz a todos os interessados no desenvolvimento da Universidade e contribui para um planejamento mais representativo e inclusivo”, observa.

A professora do Câmpus de Ponta Porã Viviane Aparecida Ferreira Favareto Cacheffo foi uma das pessoas que enviaram propostas para a plataforma e participaram do planejamento construído em conjunto. “O sentimento é de pertencimento. Ter um espaço para a proposição e o diálogo é fundamental para contemplar a diversidade de posicionamentos presentes em todos os campus da Universidade. A possibilidade de identificar nossas conquistas e apresentar os desafios e descontentamentos ressignifica o trabalho desenvolvido”.

“O sentimento de poder contribuir para o PDI é de pertencimento. É o que senti ao colocar uma proposta que acredito ser relevante para a UFMS e ao apoiar as outras propostas cadastradas que também considero importantes. Muito boa essa dinâmica em poder colocar propostas e poder participar com ideias para o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMS”, afirma o professor da Escola de Administração e Negócios Geraldino Carneiro de Araújo.

Para o professor do Câmpus de Paranaíba Gustavo Gomes de Oliveira a participação da comunidade universitária é fundamental, pois são os estudantes, técnicos e professores que vivenciam a Universidade, seus cursos e as diferentes unidades da UFMS. “Quem melhor pode falar das necessidades básicas do que quem está diariamente na Universidade? Contribuir com o plano de desenvolvimento me provoca um sentimento de participação, de ser ouvido, sentimento esse que muitas vezes não temos na gestão pública”, pontua.

Participar de um momento tão importante da nossa Instituição é retribuir um pouco do carinho que recebemos todos os dias no desenvolvimento das nossas atividades. Os sentimentos são de pertencimento, alegria, dever cumprido e respeito à UFMS e aos alunos”, afirma o professor do Câmpus do Pantanal Camilo Henrique Silva. “A abertura para a participação da comunidade interna e da sociedade na construção do PDI é fundamental para a UFMS se manter nos trilhos da excelência, atendendo aos anseios sociais, com transparência, diálogo e acolhimento”, complementa.

O técnico do Câmpus de Chapadão do Sul Daniel Fernando Figueiredo Spengler também participou com envio de proposta. “O planejamento institucional é um momento importante para propor criação ou melhorias de políticas, projetos e ações conforme as necessidades dos servidores, alunos e da sociedade. É uma oportunidade importante de participar e colaborar com a criação do planejamento para os próximos anos”. 

Texto: Ariane Comineti, Alíria Aristides e Thalia Zortéa