UFMS participa do Fórum de Reitores das universidades do BRICS+ no Rio de Janeiro

Hoje também a Universidade assinou o Termo de Adesão à Rede de Instituições do BRICS-NU/Capes


A reitora Camila Ítavo está participando do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS+ no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. O evento vai até amanhã e reúne dirigentes das principais universidades dos países que compõem o BRICS+ (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã), além de representantes de governos, do setor privado e da sociedade civil. O objetivo do encontro é a promoção da cooperação acadêmica e científica, com sessões temáticas voltadas para políticas linguísticas, transição energética e sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, combate à pobreza e inovação no espaço BRICS+. Também participam do evento o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabricio Frazilio, e o diretor da Agência de Internacionalização, Gustavo Cancio.

“É uma oportunidade excelente para ampliar as ações de internacionalização na UFMS, fortalecendo parcerias estratégicas para a mobilidade e intercâmbios para estudantes e pesquisadores, e principalmente para trocar experiências e entender como juntos podemos enfrentar os desafios atuais para as nossas universidades e os países integrantes do BRICS+”, disse a reitora. Em paralelo, a UFMS assinou o termo de adesão à Rede de Instituições do BRICS-NU, documento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes) que é pré-requisito para participar de futuras ações de fomento do bloco multinacional. A reitora participará amanhã da mesa de representantes dos países do BRICS+, coordenada pelo presidente da Andifes, José Daniel Melo, reitor da UFRN.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS, a adesão da UFMS à Rede BRICS-NU representa uma estratégia fundamental para ampliar a inserção internacional, atrair recursos, consolidar sua excelência acadêmica e científica e fortalecer o papel como referência nacional e regional em temas globais prioritários. “Trata-se de uma iniciativa alinhada aos objetivos de internacionalização da pós-graduação brasileira, conforme estabelecido pela Capes. Além de fomentar a cooperação acadêmica, científica e cultural entre instituições dos países membros e parceiros do BRICS+, essa adesão proporcionará à UFMS a oportunidade de estabelecer e fortalecer parcerias institucionais internacionais, promovendo o intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores. Dessa forma, contribui-se significativamente para a formação de redes colaborativas, a mobilidade acadêmica e o avanço do conhecimento em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável e a inserção global da Universidade”, explicou.

O Fórum dos Reitores dos BRICS+ é uma plataforma estratégica de cooperação acadêmica e científica entre as principais universidades dos países membros do BRICS+. Neste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é sede da segunda edição do evento, em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (FRIPERJ) e com o apoio do Governo Federal e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A primeira edição do Fórum foi realizada em 2024, em Moscou, na Universidade Estatal de Moscou – Lomonosov, com a liderança do reitor Victor Sadovnichy. O encontro foi uma iniciativa pioneira ao reunir reitores de universidades da Rússia, Bielorrússia e Brasil, ampliando-se posteriormente para os países do BRICS+. Esta segunda edição está sendo liderada pelo reitor da UFRJ, Roberto de Andrade Medronho.

 

 

Texto: Rose Pinheiro, com informações da UFRJ.