UFMS e Uems assinam acordo de cooperação em estudos fronteiriços

Ontem, dia 1, a UFMS assinou um acordo de cooperação com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) para fomentar os estudos sobre a região de fronteira do estado que são realizados pelo Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço (Cadef) da UFMS e o Centro de Estudos de Fronteira “General Padilha” (Cefront), da Uems.

“É um acordo de cooperação para geração de conhecimento e formação de recursos humanos. Sem pesquisa e inovação, sem internacionalização, a gente não consegue transpor as barreiras das fronteiras do nosso país. Essa parceria com a Uems vai proporcionar que esse espaço, esse centro de estudos fronteiriços, seja compartilhado com os nossos pesquisadores e estudantes para geração de bolsas de mestrado e fomento de produções científicas, em prol de uma temática importante que é a fronteira”, declarou o reitor Marcelo Turine.

O Cefront foi uma ação que teve início há cinco anos, fruto de uma parceria entre a Uems e o Comando Militar do Oeste (CMO). “Essa iniciativa realmente completa a visão do Comando Militar do Oeste com relação a importância estratégica da fronteira oeste do país”, afirma Coronel Queiroz.

Depois de alguns anos das universidades trabalhando em conjunto, agora a parceria é formalizada, ato que, segundo Fábio Edir dos Santos Costa, reitor da Uems, reafirma o compromisso das instituições para com a ciência e a sociedade. “É um momento histórico para as nossas instituições, para Mato Grosso do Sul e acima de tudo para a nossa região, porque nós formalizamos a parceria e reafirmamos o compromisso que nós temos de que por meio da ciência, tecnologia, inovação e da geração de conhecimento a gente vai conseguir mudar o nosso país para melhor, e conseguiremos entregar produtos em que o conhecimento é a base”.

O cônsul geral do Paraguai em Campo Grande, Ricardo Caballero Aquino, também esteve presente na assinatura do acordo e afirmou que a cooperação será benéfica também para o país vizinho. “A universidade, como o mesmo nome indica, tem interesses gerais, então não estamos nos dividindo por nacionalismos, mas estaremos brigando somente em prol do conhecimento e da ciência”.

Texto: Leticia Bueno

Fotos: Leandro Benites