UFMS e Prefeitura de Três Lagoas debatem estratégias em Brasília para fortalecer Curso de Medicina

O Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, e o Prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, participam nesta de terça-feira, 21/11, de uma agenda de reuniões em Brasília para debater estratégias de fortalecimento do Curso de Medicina do CPTL. Os gestores discutem pontos estratégicos com o Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o Reitor da UFMS, a Universidade tem realizado um grande esforço institucional para atender as demandas da comunidade acadêmica e da sociedade da região de Três Lagoas em relação ao sucesso do Curso. A UFMS tem mantido interlocuções desde janeiro de 2017 com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora para celebrar acordo de forma a receber os estudantes de Medicina para atividades curriculares. “Há uma articulação institucional forte e estratégica, bastante receptiva, entre a Prefeitura, o Governo do Estado a UFMS e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora para viabilizar as atividades práticas do Curso”, explica Turine.

Conforme o Prefeito de Três Lagoas, os esforços institucionais têm sido realizados para solucionar a questão. “Viemos a Brasília com o Reitor da UFMS para discutir o assunto. Na quinta-feira já temos reunião com o Governador para tratar sobre as aulas práticas dos estudantes de Medicina do CPTL”, ressalta Guerreiro.

Outra ação da Administração Central da UFMS é a ampliação do corpo docente do Curso. “O incremento dos docentes constitui assunto já superado pelo planejamento institucional. Com a definição das 16 novas vagas para o Curso, a Reitoria já autorizou a publicação do edital para contratação de docentes”, complementa Turine.

Comissão para defesa das Universidades Federais

O Reitor da UFMS também participa em Brasília nesta terça-feira, 21/11, das discussões na Câmara dos Deputados para debater em nível nacional os cortes nos orçamentos das Universidades Federais e da Ciência e Tecnologia. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Zagury Tourinho, o objetivo é defender as condições de funcionamento das universidades públicas federais.

“Ressaltamos o relevante papel cumprido pelas universidades públicas federais em sua missão social, acadêmica e científica, que, a despeito das adversidades, mantêm-se como referência no país, na América Latina e no mundo. Debates como esse reforçam nossa busca pelo reequilíbrio orçamentário e financeiro das universidades e a recomposição de seus orçamentos”, afirma Tourinho.

Para Marcelo Turine, a articulação em termos nacionais mostra-se fundamental para garantia das condições de funcionamentos das Universidades Federais. “A sociedade precisa ser convencida de que o investimento em ciência, tecnologia e inovação é fundamental para garantirmos um futuro melhor para nossas crianças e nossos jovens. Essa articulação em nível nacional é uma mostra do desejo de todos os Reitores das Universidades Federais para que os investimentos sejam garantidos”, afirma.