UFMS é a única universidade com reconhecimento em integridade pública

A UFMS recebeu da Controladoria Geral da União (CGU) o reconhecimento formal por alcançar o nível Integrado (nível 3) do Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP). A ação foi no encontro Fortalecendo a Integridade em Tempos de COP30, no qual foram reconhecidos também pelo mesmo feito o Ministério dos Transportes e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

As instituições foram apontadas pelo ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, como referências da Administração Pública Federal, na abertura do encontro que reuniu órgãos e entidades do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (Sitai) para celebrar avanços, reconhecer conquistas e debater a transparência e cooperação no setor público, com foco no fortalecimento das Assessorias de Integridade na Administração Pública, com base na aplicação do MMIP.

A reitora Camila Ítavo ressaltou que o reconhecimento simboliza o comprometimento da Universidade com a integridade e a transparência. “Este é um momento de grande alegria e um marco importante, pois a integridade é construída dia a dia por todos nós que fazemos parte da UFMS. É com grande orgulho que alcançamos essa conquista, fruto da dedicação de toda a nossa comunidade universitária. O reconhecimento da CGU nos enche de orgulho e nos inspira a seguir avançando na construção de uma Universidade cada vez mais pautada pelo compromisso com a ética, a transparência e a boa governança. Parabenizo e agradeço a cada um dos envolvidos”, celebrou.

A UFMS e o Ministério dos Transportes participaram do bloco Experiências em Assessoria de Integridade Pública e Reconhecimento Institucional. A diretora de Integridade Pública da CGU, Simone Gama Andrade, fez uma menção especial à Universidade. “Sem desmerecer o esforço de ninguém, mas eu gostaria de fazer um destaque especial a esse resultado na UFMS, porque temos feito assessoria em diversas instituições federais de ensino e temos percebido que as universidades e institutos ainda não têm essa pauta como prioritária, na sua grande maioria. […]  Ter em 47 unidades, 37 que ainda vão estruturar suas ouvidorias e corregedorias, diz muito sobre o que temos encontrado nas instituições federais de ensino. Então, eu queria fazer um destaque para esse esforço da UFMS nesse contexto, que acho bastante relevante e serve para nós como referência”, disse.

A corregedora da Universidade, Anne Caroline Silveira, participou remotamente e falou sobre como funciona a Integridade na UFMS, citando a Corregedoria e a Ouvidoria, o Sistema de Governança Institucional e as políticas de governança de integridade, de prevenção e combate à fraude e à corrupção, de transparência e acesso à informação, de gestão de riscos e de continuidade de negócios.

“Eu acredito que, sem o comprometimento da alta administração, nós não fazemos nada. […] Com relação à integração, ela é muito importante, então entendemos que a Corregedoria e Ouvidoria já são unidades setoriais de integridade, mas para além disso, nós engajamos toda a Universidade. E agora estamos em um trabalho que se chama Corregedoria e Ouvidoria presentes, inclusive levamos à nossa comunidade, aos técnicos-administrativos, professores e estudantes, a informação de que a UFMS é nível 3 e nossa fala em todas as unidades é que eles são protagonistas da integridade, não é apenas a alta administração, a Corregedoria e Ouvidoria, é também, mas que cada um tem a sua atuação para tornar a Universidade melhor”, relatou.

Sobre a conquista do nível Integrado, a corregedora enfatiza que a UFMS possui uma estrutura robusta de governança, com ações integradas para prevenir corrupção, promover transparência e garantir o cumprimento de leis e valores éticos. “Em essência, é um selo de excelência que consolida a UFMS como referência em integridade pública no âmbito federal, incentivando melhorias contínuas e alinhando-nos às diretrizes do Poder Executivo”, afirma.

“É um sentimento de orgulho imenso e gratidão pelo trabalho coletivo de toda a comunidade universitária da UFMS. Ver nossa Universidade em destaque, especialmente como uma das poucas organizações no nível Integrado, e a única Instituição Federal de ensino a atingir este marco, nos enche de motivação e reforça que estamos no caminho certo para consolidar uma cultura de integridade sólida e duradoura, além de servir como base para melhorias contínuas”, revela. “É importante ressaltar que essa conquista é fruto do esforço contínuo em governança, capacitação e gestão, alinhados às orientações da CGU, e prova da importância de integrar transparência, controle social e participação cidadã em nossas políticas institucionais. Esse reconhecimento não é um ponto final, mas um estímulo para seguirmos avançando, inspirando outras instituições e contribuindo para um serviço público mais ético e confiável no Brasil”, complementa.

No evento, a corregedora finalizou informando que o Plano de Integridade da UFMS para 2025-2027 foi recentemente aprovado e que nele a Instituição já prevê buscar alcançar o nível 5 do MMIP. “A Unidade de Apoio ao Público e a Entidades de MS foi primordial no nosso engajamento, e realmente a UFMS quer muito e espera contar com o apoio CGU para continuarmos o trabalho e alcançarmos o nível 5, muito obrigada”, encerrou.

Texto: Ariane Comineti