Time de vôlei masculino da UFMS é campeão da Liga Sevilha de Campo Grande

O time masculino do projeto de extensão Desenvolvimento do Voleibol (Pró-Vôlei UFMS) ficou em primeiro lugar na Liga Sevilha de Vôlei de Campo Grande, com atletas eleitos os melhores jogadores da competição. O torneio teve início em agosto e se encerrou no dia 20 de novembro. A equipe representa a Universidade em competições locais, estaduais e nacionais.

A secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Edineia Ribeiro, explica como essa conquista pode influenciar no aumento do engajamento de outros estudantes com os esportes da Universidade. “A energia dos atletas passa a contagiar os demais, dá visibilidade ao time UFMS e desperta competências e habilidades que são essenciais no processo de formação do cidadão. Muitos estudantes criam interesse pelos esportes oferecidos pela Universidade ou ainda nos procuram para propor ações esportivas que ainda não temos, e toda proposta é sempre bem-vinda”.

“Para o esporte da UFMS, é gratificante ver que vale a pena investir na formação e no investimento dos esportes universitários de alto rendimento”, acrescenta Edineia.

O professor da Faculdade de Educação e coordenador do Pró-Vôlei UFMS, Joel Saraiva Ferreira, destaca a importância do investimento no esporte. “Eu me sinto muito orgulhoso. O resultado que nós tivemos representa um trabalho que vem sendo feito já há três anos, desde o fim do período crítico da pandemia, e agora estamos sendo coroados com bons resultados e conquistas neste ano de 2024”.

“A Universidade, já há alguns anos, oferece apoio a eventos esportivos e suporte para os projetos se desenvolverem dentro da própria Universidade, como é o caso do Pró-vôlei. Esse apoio é fundamental para que a gente tenha uma equipe de alto nível, que tem se consolidado como uma das grandes equipes de vôlei dentro de Mato Grosso do Sul”, completa o professor.

Para o estudante do Curso de Bacharelado em Educação Física e capitão da equipe, Felipe Lima de Souza, o título demonstra a qualidade do trabalho que vem sendo feito pelo projeto e pelo professor Joel. “O grupo, hoje, se transformou em um coletivo muito grande, todos se ajudam e melhoram um ao outro, o que é essencial para os resultados aparecerem. Isso inclui todos os atletas que participam dos treinamentos e os que participam dos jogos, além dos ensinamentos do nosso técnico Joel”, afirma. “A Universidade tem grande importância em nossos resultados, pois é ela que apoia e investe no projeto, e isso nos dá uma grande estrutura para evoluirmos como um time”.

O estudante ainda comenta sobre a evolução do time nos últimos dois anos. “Para quem acompanha o projeto desde a volta da pandemia em 2022, percebe a progressão da equipe, sempre chegando nas finais, semifinais e, às vezes, pegando a terceira colocação. Esse ano demos um salto muito grande com as conquistas e, automaticamente, colocamos a Universidade em um patamar acima do que era visto antes”.

Texto: Nayane Aleixo, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica

Fotos: Arquivo do projeto de extensão