O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 é realizado neste domingo, 24, em todo o país. Ao todo, 935 estudantes da UFMS realizaram o exame e, com intuito de apoiar e acolher os concluintes dos cursos selecionados, equipes da Universidade estiveram nos locais de prova e entregaram kits com lanches e camisetas, com participação do mascote Capi.
O Enade é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e essa edição é dedicada à avaliação de cursos de licenciatura. O Exame é um componente curricular obrigatório e analisa o aproveitamento dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade nacional e mundial.
Nesta edição, participaram estudantes dos cursos de licenciatura em Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português; Letras-Português e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Letras – Português e Literatura; Matemática; Música; Pedagogia; e Química.
A Diretora de Avaliação Institucional, Heloísa da Costa, destaca que o Enade contribui para os indicadores de qualidade da UFMS. “É uma ótima forma de termos um retorno para verificar em quais aspectos podemos melhorar, fazer algum desenvolvimento de inovações, reformulações de projetos pedagógicos. Serve como forma de revisitar a forma como é construído todo os currículos dos cursos de graduação”.
“Como é tradicional da UFMS, desde setembro, fizemos reuniões de sensibilização com os estudantes para eles entenderem o objetivo e a responsabilidade de ir bem no Enade, para refletir no bom conceito do seu curso, para valorização do seu diploma, da sua formação e, portanto, o mundo do trabalho os receberem com mais convicção da excelente formação que a UFMS presta para nossos estudantes”, completa a diretora.
O diretor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), Gustavo Rodrigues Penha, esteve presente no local de prova em Campo Grande para apoiar os estudantes. “Nossos cursos têm uma formação forte, a base é muito boa, em todos os cursos. A gente espera dos nossos alunos que vão fazer a prova uma responsabilidade com o serviço público, com a educação pública, afinal eles também participam desse processo. Apenas fazendo o que eles sabem fazer já é uma entrega de muito respeito à educação pública, gratuita, de qualidade que a gente oferece”.
Para a professora do Instituto de Matemática, Edilene Simões Costa, o acolhimento no local de prova é uma forma de demonstrar apoio. “Nós viemos por causa dos estudantes, para dar um apoio, para dizer que nós estamos juntos. Nós estivemos juntos ao longo dos quatro anos e vamos terminar esse processo juntos. A gente confia bastante no potencial deles, por isso estamos aqui firmes para desejar uma boa prova”.
A estudante Indayá de Souza Nogueira do Curso de Letras – Português e Espanhol da Faalc destaca que a prova simboliza a finalização de um ciclo. “A gente faz a prova por já está no processo final para se formar, então vejo como mais uma etapa para finalizar a graduação, como entregar horas complementares, terminar disciplinas. E por chegar aqui eu me sinto feliz e privilegiada, porque eu queria muito estudar na UFMS. E entrei com o Enem, que é um momento muito parecido de prova. Acho muito simbólico fechar esse ciclo em um processo parecido”.
“Sou a primeira a me formar em faculdade pública, então é muito importante estar aqui representando uma instituição pública, é um motivo de orgulho. O Enade é importante tanto para a Instituição quanto para a gente, ele deixa claro como foi a construção do conhecimento ao longo do curso. Eu acredito que o curso trouxe essa preparação para a gente, para que possamos realizar essa prova seguros, acho que a UFMS fez um bom trabalho”, conta a estudante Thailenny Dantas do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências.
O estudante Renan Pereira Gomes do Curso de Física do Instituto de Física relata que a prova é também um momento de pensar nos passos futuros após se graduar. “Esse é um momento de fim de um ciclo e isso é uma coisa boa, por isso estou muito feliz aqui hoje. Já fico pensando no que fazer depois, estou planejando talvez fazer um mestrado, uma pós-graduação. Eu já sei que pretendo continuar a vida acadêmica, não pretendo parar porque me sinto fazendo parte da UFMS”.
Confira mais fotos da acolhida do Enade na galeria abaixo:
Texto: Alíria Aristides
Fotos: Alíria Aristides, Beatriz Corso, Marco Antonio Costa da Silva, Larissa da Silva Barcelos e Andréia Cristina Ribeiro