Startup Weekend transforma estudantes e gera novas ideias

Vários estudantes, empreendedores e designers participaram neste fim de semana de uma maratona de inovação, durante o Startup Weekend Campo Grande, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foram 54 horas de muito trabalho, onde todos estiveram empenhados na ideia de empreender novas as Startups.

De acordo com o Coordenador de Empreendedorismo e Inovação da AGINOVA/UFMS (Agência de Desenvolvimento, de Inovação e de Relações Internacionais), Jardel Mattos, diversas ideias para a criação de Startups foram apresentadas, mas poucas foram escolhidas pelos participantes.

“Foram apresentadas 32 ideias de projetos de Startups e os participantes elegeram os 12 melhores que vão ser desenvolvidos com o auxílio de mentores”, conta o coordenador da AGINOVA.

Mattos explica ainda sobre o foco do evento. “O objetivo é propiciar uma experiência empreendedora, uma experiência de desenvolvimento de startup para os participantes do evento vivenciarem na prática, pois aqui não tem teoria. Eles têm 54 horas para construir ou reconstruir uma Startup. O que eles aprendem nesse processo é algo incrível. Fora dessa experiência, do ambiente criado pelo evento, eles levariam 6 meses para apreender tudo que foi discutido aqui. Participar da Startup Weekend é realmente uma experiência transformadora”, disse Mattos.

Uma das Startups criadas nesse fim de semana foi a Barba Dez, aplicativo desenvolvido para auxiliar os consumidores que querem marcar hora em barbearia na cidade. Pelo APP o usuário reservar hora e local com muita facilidade.

Outra ideia que saiu do evento foi a plataforma Dent-info, que reúne informações do paciente, além de uma lista de profissionais. A desenvolvedora da ideia foi a acadêmica de Odontologia da UFMS, Gabriele Ferrarezi. Ela comenta que lutou bastante para ver seu projeto ir para frente.

“Eu cheguei ao evento sem muito saber sobre como realmente funcionaria. Eu apostei em uma ideia, que tinha tudo para dar certo, e no final deu tudo errado. Meu grupo se viu desestimulado, o que acabou levando muitos a desistirem da validação do projeto.  No momento que vi que eles desistiram, não desiste. Eu acreditava na minha ideia e sabia o que eu queria. Então, resolvi reestruturá-la. Passei a madrugada trabalhando nisso, com apoio do meu mentor. Foi uma experiência transformadora. Descobri que sou capaz de muitas coisas”, contou Gabriele.

A perseverança de Gabriele lhe rendeu a menção honrosa pelo melhor aproveitamento durante o evento. Ou seja, ter vivido o espírito do Startup Weekend. Que, segundo Jardel, pode ser resumido em uma expressão: “Pense diferente e lute pelo que você acredita”, completa.

Conforme a organização, 123 pessoas participaram do Startup Weekend , desde estudantes, empreendedores, designers, entre outros públicos. O leque de projetos criados foi bem grande, indo de áreas como odontologia até educação.