Seminário aborda pesquisa em Educação Matemática

Na manhã de hoje (8), foi aberto o 13º Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (Sesemat). O seminário acontece ininterruptamente, todos os anos, desde 2007, ano que marcou a criação do curso de Mestrado, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat). O evento transcorre hoje e amanhã (9), nos períodos matutino e vespertino.

A abertura solene contou com participação do reitor Marcelo Turine, da diretora do Instituto de Matemática, Patrícia Sândalo e da professora e coordenadora do evento, Aparecida Chiari. O 13º Sesemat conseguiu reunir 170 inscrições diretas e 67 submissões de trabalhos, que serão apresentados em dois formatos: artigo completo – comunicação oral e resumo expandido – pôster.

De acordo com o reitor da UFMS, os eventos dentro das Universidades são de suma importância para a promoção da ciência e pesquisa. “É muito importante ver nossos institutos, faculdades e escolas realizarem eventos científicos, para, de alguma forma, divulgar os trabalhos e chamar grandes pesquisadores. Nós não crescemos sem ter um diálogo científico e não escutando diferentes pesquisadores. ”

O evento organizado pelo PPGEduMat reúne pesquisadores, acadêmicos da graduação e dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos pelo próprio programa e por outros que possuem a Educação Matemática como área afim. “É o único evento do estado que possui essas características, voltado para a pós-graduação”, afirma a coordenadora do evento Professora Aparecida Chiari.

A discussão é pautada dentro das quatro linhas de pesquisa do PPGEduMat: Ensino e aprendizagem da matemática; Formação de professores e currículo; História, Filosofia e Educação Matemática; Tecnologia e Educação Matemática.

A Diretora do Instituto de Matemática, Patrícia Sândalo, ressalta a importância do evento e as trocas de diálogo possíveis graças ao seminário. “É momento mesmo de congregar todos esses alunos. Todo nós procuramos proporcionar este momento de congregar ideias e experiências”.

Texto e fotos: Gabrielle Tavares e José Câmara (estagiários de Jornalismo). Fotos: Leandro Benites.