Revitalização da Farmácia Escola amplia atendimentos gratuitos para a população

A revitalização da Farmácia Escola UFMS foi inaugurada ontem, 27, com a presença da reitora Camila Ítavo, do vice-reitor Albert Schiaveto, do deputado federal Vander Loubet e demais autoridades. As melhorias na recepção, consultório farmacêutico e salas de aula permitem a ampliação dos serviços farmacêuticos à população de forma gratuita.

A reitora Camila Ítavo relembrou que a Universidade nasceu com a criação dos cursos de Farmácia e Odontologia em 1962 e pontuou que a inauguração representa a realização de um sonho para os estudantes, professores e técnicos-administrativos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan). “É muito bacana ver a Universidade que a gente ama crescer e, principalmente, a gente poder atender a população”, celebrou. “Não é uma simples reforma da Farmácia Escola, é uma conexão, é cuidado farmacêutico com qualidade, mas também é desenvolvimento das pessoas, porque a gente vai conectar com a produção, com a agricultura familiar, ensinar o manejo, ver toda a propriedade farmacológica, fazer distribuição junto com o Governo do Estado”.

A revitalização contou com emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet. “Queria dizer para vocês que é muito importante o papel de vocês e que a gente possa fazer disso aqui uma ferramenta para estar ajudando a chegar lá na ponta para aqueles que precisam. […] Quero estar contribuindo cada vez mais com vocês, porque sei que contribuindo aqui, esse dinheiro aqui é muito bem aplicado”, destacou o parlamentar.

O vice-reitor Albert Schiaveto agradeceu aos servidores que trabalharam para a implantação do espaço e aos que trabalham atualmente para atender a comunidade. Nós estamos completando 90 dias de gestão, mas estamos colhendo frutos da gestão do professor Turine. […] Estou muito feliz dessa integração entre ensino e serviço. A gente trabalha com a educação dos nossos jovens, mas também presta o serviço à comunidade”, afirmou.

A diretora da Facfan, Luciana Miyagusku, pontuou que a Farmácia Escola foi um sonho dela enquanto estudante de graduação da UFMS e agradeceu os esforços da professora aposentada Maria Tereza Ferreira para a implantação do espaço em 2014. “Era um sonho sempre como estudante ter uma Farmácia Escola que a gente pudesse manipular os medicamentos e colocar em prática o que a gente aprende em sala de aula”, disse. “Aqui, o cuidar vai além do medicamento. É a gente ter atenção, educar, é transformar vidas através da ciência e também da atenção com o humano, com o ser humano”, acrescentou.

Para o professor da Facfan e coordenador da Farmácia Escola, Teófilo Cardoso, a inauguração foi um momento de gratidão e alegria. “É um momento que não é meu, é de muitos vocês, muitos servidores, muitos alunos de muito tempo que sonharam com esse momento de revitalização e da possibilidade de ampliar os serviços aqui na Farmácia Escola. Com o apoio de vocês, nós conquistamos, vencemos o primeiro desafio que é a infraestrutura para a área de manipulação. Teremos outros desafios, mas estamos de pé, disponíveis e bastante motivados para conquistar ainda mais”, afirmou.

“Eu tive a oportunidade de ver o que era Farmácia e o que ela se tornou agora. Eu estou bastante feliz com o resultado que a gente pôs aqui construído. A gente agradece a apoio de todos que participaram dessa transformação de forma direta ou indireta. Isso já tinha um potencial muito grande para atender população, agora é muito maior”, complementou o coordenador do curso de Farmácia, Davi La Gatta.

A inauguração também teve a presença do reitor Marcelo Turine, do vereador de Campo Grande Landmark Rios e da presidente do Conselho Regional de Farmácia, Daniely Proença. “É muito mais complexo que uma simples reforma, tem toda uma questão transversal e um sonho da farmácia, dos alunos, dos técnicos para esse momento. Muito obrigado pela oportunidade”, concluiu o vereador.

Serviços

A Farmácia Escola UFMS completou 10 anos em 2024, com atendimentos gratuitos à população, com o objetivo de contribuir para a manutenção da saúde e qualidade de vida. O serviço promove um atendimento especializado para pacientes com esclerose múltipla, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, esclerose lateral amiotrófica e esclerose sistêmica, atendidos no ambulatório do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh). Além da dispensa dos medicamentos, os farmacêuticos realizam o acompanhamento do paciente, com orientações sobre o uso de medicamentos e a identificação de problemas relacionados à saúde.

O espaço atende cerca de 650 pacientes e realiza a dispensação de aproximadamente 7,8 mil medicamentos por ano, com cobertura em todo o Estado, por meio de uma rede de parceria estratégica com o Humap-UFMS/Ebserh, as secretarias municipal e estadual de Saúde e com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura.

Os usuários também têm a disposição uma abordagem integrada, com diagnóstico personalizado e acompanhamento farmacoterapêutico a partir de procedimentos realizados mediante agendamento. A aferição de pressão arterial e medição de glicemia servem para rastreamento ou para pacientes que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou diabetes. A medição de pico de fluxo expiratório ajuda a monitorar ou detectar crises para pacientes com doenças respiratórias, enquanto a avaliação de bioimpedância é importante para pessoas que planejam perda de peso ou praticam atividades físicas, permitindo a avaliação da composição corporal de acordo com o peso, o índice de massa corporal, o percentual de gordura corporal e de massa magra, a idade corporal, gordura visceral e o gasto calórico.

A ampliação dos serviços farmacêuticos permitirá a manipulação de medicamentos alopáticos e homeopáticos em diferentes formas farmacêuticas para uso humano; a manipulação de produtos para uso veterinário, odontológico e nutricional; e manipulação de droga vegetal e medicamentos fitoterápicos. Em agosto do ano passado, a UFMS e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, firmaram um termo de cooperação técnica para implantação da programa Farmácia Viva, que incentiva o uso de plantas medicinais como opção terapêutica e alia práticas e saberes tradicionais à ciência farmacêutica (saiba mais aqui).

Atendimentos

A Farmácia Escola está localizada próximo a entrada do Humap-UFMS/Ebserh. Os atendimentos para a população são feitos no período da manhã, das 7h30 às 11h, nas terças e quartas-feiras; durante a tarde, das 13h30 às 17h, nas segundas-feiras; enquanto nas quintas está disponível durante o dia todo, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Os interessados em realizar procedimentos como a aferição da pressão arterial, bioimpedância, medição da glicemia capilar e do pico de fluxo expiratório devem realizar o agendamento via telefone disponível neste link.

Para aferição da pressão, o paciente deve esvaziar a bexiga antes do exame e evitar consumir bebidas cafeinadas, como chás, cafés, tereré e chimarrão. Também é recomendado não realizar exercícios físicos antes do procedimento. Para medir a glicemia, a orientação é ficar em jejum por 8 horas. Para medir o pico do fluxo expiratório, o paciente precisa ficar em jejum por uma hora, além de evitar bebidas alcoólicas e cafeína 6 horas antes do exame e não fumar.

Já para a bioimpedância, os pacientes devem fazer jejum de alimentos e água por pelo menos 2 horas, evitar exercícios físicos antes, além de não ingerir bebidas cafeinadas 12 horas antes, não fumar, usar roupas leves e retirar acessórios de metal. Outra orientação é não fazer durante o período menstrual e esvaziar a bexiga antes do exame.

 

       

Texto: Thalia Zortéa, Mylena Rocha e Alíria Aristides

Fotos: Alíria Aristides