Projeto “Você na Universidade” promove visitação no Campus de Paranaíba

O projeto de extensão “Você na Universidade de Mato Grosso do Sul: Orientação Profissional na Visitação ao Campus de Paranaíba (CPAR)”, desenvolvido pela professora do curso de Psicologia, Ana Cláudia dos Santos, realiza pelo terceiro ano consecutivo atividades direcionadas aos alunos das escolas públicas de Paranaíba.

O objetivo do trabalho é propiciar aos jovens do município o contato com acadêmicos que vieram de contextos sociais e culturais semelhantes, além de orientá-los nesse momento onde a pressão social se intensifica, gerando conflitos e angústias. Além disso, o projeto possibilita a visita ao CPAR, promovendo uma relação mais próxima entre a Universidade e a comunidade.

O Você na Universidade teve início em 2016 e desde então vem alcançando diversos resultados positivos, entre eles a aproximação dos estudantes das escolas públicas da cidade em relação ao conhecimento das universidades da região, bem como os meios de ingresso, maior entendimento sobre Enem, Sisu, ProUni e Fies, aumento no ingresso destes estudantes no Ensino Superior e o impulsionamento nas descobertas de interesses e vocações por meio das atividades participativas. Durante os três anos, o projeto já atendeu cerca de 500 alunos, número que aumentará em 2019.

Este ano, a primeira visita ao CPAR foi realizada com os alunos do Colégio Estadual Manoel Garcia Leal. Participaram da atividade 17 alunos da terceira série do Ensino Médio e para as próximas visitas estão previstas as escolas estaduais Wladislau Garcia Gomes, Aracilda Cicero Correa da Costa, José Garcia Leal e alunos do distrito de Raimundo.

O encontro é dividido em quatro momentos: primeiro os alunos fazem uma atividade participativa, logo após os acadêmicos fazem uma apresentação sobre as formas de ingresso na Universidade, permanência e outras informações relevantes sobre a UFMS, além de contarem suas experiências pessoais – alguns ingressaram na UFMS devido ao Você na Universidade e isso possibilita uma identificação entre os jovens e os discentes. Há também um momento reservado para o lanche (doado pelo vereador Edimar Pires) e os alunos que conheceram todos os espaços do Campus de Paranaíba podem conversar com alguns servidores.

Existem alguns planos para o futuro, entre eles é o desenvolvimento de uma pesquisa sobre os alunos que, através do projeto, ingressaram na UFMS. A professora Ana Cláudia diz que existem outras necessidades que vão além da divulgação do ensino superior. “Entre os nossos projetos futuros está a elaboração de um artigo, que já estamos discutindo, que terá o objetivo de apresentar nossa experiência e a partir disso desenvolver também uma pesquisa sobre os alunos que passaram pelo Você na Universidade e ingressarão no ensino público através das ações afirmativas da UFMS”.

A docente afirma que a intenção é conhecer a vivência desses discentes na graduação para pensar em melhorias para sua permanência. “Queremos conhecer também os motivos daqueles que por ventura saíram do campus, quais foram os motivos que os levaram a evasão. Dessa forma acreditamos que poderemos incentivar o ingresso do aluno na universidade pública e também acompanhar sua vivência na Universidade, identificando possíveis motivos pensando em soluções que possam prevenir a possível saída desse aluno da Universidade”.

Texto: Brunna Oliveira (estagiária do CPAR)