Projeto “Trem do Pantanal” acontece de 23 a 27 de abril

Em sua terceira edição, o Projeto de Extensão “Trem do Pantanal: trilhando o caminho do bioma e das doenças tropicais” será realizado na próxima semana  – de 23 a 27 de abril.

O projeto receberá 25 alunos e um professor da escola pública estadual Ada Teixeira dos Santos Pereira. A proposta é desenvolver atividades de ensino-aprendizado, lúdicas, criativas e experimentais no espaço físico do campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que  contemplam o currículo de educação básica, com maior interface com o ensino de Biologia para os primeiros e segundos anos do ensino médio, e incluem também tópicos relacionados a recentes avanços nas áreas de Parasitologia, Microbiologia, Imunologia e Saúde Pública.

Os alunos irão desenvolver atividades de ensino em vários Laboratórios da Universidade, enfermaria de Doenças Infecciosas, Serviços do Ambulatório do Hospital Dia e da Reserva Particular do Patrimônio Nacional – Cerradinho/UFMS , que são espaços importantes para discussão de doenças infecciosas inseridas no bioma tropical.

Nesta edição o projeto trará novidades: receberá alunos do primeira ano do ensino médio com objetivo de selecionar jovens talentosos. Para os alunos selecionados, será ofertado estágio na UFMS como bolsista Pibic junior (atrelado a existência de edital). Essa é uma das metas da Rede Nacional Leopoldo de Meios de Educação e Ciência, no qual o projeto é cadastrado e os organizadores membros. O projeto também receberá dois alunos surdos, possibilitando a inclusão desses jovens.