Projeto orienta micro e pequenos empresários para enfrentamento de cenário da pandemia

O edital de seleção de ideias e projetos “UFMS Contra o Coronavírus” continua recebendo propostas, em diversas áreas, para o enfrentamento da doença. Entre as ações aprovadas está o projeto “Desafios dos MEIs, micro e pequenas empresas no cenário Covid-19: mecanismos de apoio e geração de emprego e renda nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná”.

Coordenado pela professora Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, da Escola de Administração e Negócios (Esan), da Cidade Universitária, o projeto tem o objetivo de orientar micro e pequenos empresários para o enfrentamento da crise econômica e social provocada pela Covid-19 em torno de cinco eixos estratégicos. “Nossos objetivos específicos são desenvolver diretrizes de apoio psicológico, apontar mecanismos de apoio financeiro, propor mecanismos de apoio em gestão, descrever ações de apoio tecnológico para fomento do e-commerce e delivery e mobilizar ações de apoio social também por meio de transferência de renda”, explica a coordenadora.

No atual cenário de pandemia, provocado pelo coronavírus (Covid-19), são muitos os desafios a serem enfrentados pelo setor econômico e pelos MEIs, micro e pequenos empresários. “Os principais desafios que nós temos são aliar a sobrevivência do negócio à saúde pessoal, saúde pública e a economia do país”, comenta Márcia Bortolocci.

O projeto será realizado em duas etapas e executado em vinte e quatro meses, a partir de abril de 2020. A primeira etapa será o desenvolvimento do site informativo centrado nos cinco eixos estratégicos e a segunda será o atendimento presencial aos empreendedores, assim que for possível.

A equipe de colaboradores do projeto é formada pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Controle Gerencial (Nupecon), com especialistas das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Economia, e tem o apoio de professores e estudantes das áreas de Computação e Psicologia.

A Plataforma

A UFMS recebe inscrições de ideias, ações e projetos para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19) até 30 de junho, por meio do Sistema de Gestão de Projetos (Sigproj).

Podem submeter propostas servidores, estudantes e colaboradores de diversas áreas que estejam cadastrados nos programas de pós-graduação da UFMS e que tenham currículo cadastrado na plataforma Lattes.

O interessado deverá preencher um formulário e anexar um documento em pdf com informações como o nome do projeto, coordenador, unidade à qual o proponente está vinculado, a equipe de colaboradores, situação ou problema a ser enfrentado e os objetivos e ideia do projeto.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetoscorona@ufms.br.

Texto: Daniel Catuver