Programação do Conecta 2020 segue com assinatura de acordo, mesa redonda e painel

Na manhã de hoje, 18, o Conecta 2020 UFMS iniciou com um encontro de aproximação entre empresas parceiras da inovação no Mato Grosso do Sul. Pesquisadores, empresas apoiadoras da inovação, empresas juniores, startups da UFMS, gestores de empreendedorismo e inovação e representantes de instituições empreendedoras puderam conversar sobre oportunidades e presenciar a assinatura de um acordo de cooperação entre UFMS e a Macal Soluções em Nutrição para a promoção de estágio.

“Nosso intuito é fortalecer a formação dos nossos jovens oportunizando estágio em diversas empresas. Agradecemos a Macal pela parceria, por receber nossos acadêmicos e proporcionar a eles ainda mais conhecimento. Na UFMS temos buscado simplificar os processos para acelerar o acesso dos alunos ao estágio, mas sempre respeitando os procedimentos e prazos indicados pelos órgãos de controle”, informou o reitor Marcelo Turine.

“Essa assinatura é muito importante porque pensamos na qualidade do desenvolvimento dos nossos estudantes, que têm também fortalecido a qualidade das empresas onde atuam. Agradecemos a confiança na nossa equipe e a oportunidade de nossos alunos estarem inseridos no contexto da sociedade”, afirmou a vice-reitora Camila Ítavo.

O diretor administrativo industrial da Macal Luiz Felipe Von Atzingen também agradeceu a parceria. “A Macal sempre teve o interesse em manter proximidade com a Universidade, pois é nela onde são formados profissionais de qualidade. Atualmente contamos com cinco egressos da UFMS e outros profissionais formados aqui já estiveram conosco também, então buscamos de alguma forma retribuir à Universidade com o estágio para seus acadêmicos, contribuir também para sua formação. Nossa base é o agro então são oportunidades voltadas a acadêmicos de Zootecnia e Medicina Veterinária, mas já tivemos e temos a contribuição de acadêmicos de outras áreas como Administração e Engenharia de Produção, entre outras. Nosso intuito é tornar o estágio cada vez mais interdisciplinar para receber alunos de diversas áreas”, disse.

Evento – O Conecta 2020 UFMS teve continuidade no auditório da Secretaria Especial de Educação a Distância, com a mesa redonda “Olhar público e privado para a inovação e oportunidades internacionais nas universidades”. O moderador foi o assessor especial da reitoria Edson Cáceres e os participantes: o Embaixador de Luxemburgo no Brasil Carlo Krieger; o Deputado Federal Edinho Bez, que é diretor de relações institucionais na Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura; o gerente de Engenharia e Tecnologia da MS Gás Rosley Furtado; o gerente de engenharia e inovações da Copagaz, Jaime Kilinsky; o diretor da Macal Luiz Felipe Von Atzingen; o gerente de construção e manutenção da distribuição da Energisa MS Rodolfo Acialdi Pinheiro e a gerente do Living Lab do Sebrae MS, Leandra Costa.

A presidente da Associação de Ceramistas Kadiwéu Creuza Virgílio presenteou o Embaixador de Luxemburgo Carlo Krieger com uma peça fabricada especialmente para ele. A produção da aldeia Alves de Barros, no município de Porto Murtinho, é acompanhada pelo projeto de pesquisa da UFMS intitulado “A cerâmica e o fomento da comunidade e cultura Kadiwéu no Mato Grosso do Sul”, coordenado pelo professor Antônio Hilário Aguilera Urquiza. “O objetivo é estudar, fomentar e divulgar a produção Kadiwéu e também promover a superação da intermediação comercial, principalmente com os turistas, para que tenham acesso direto”, explicou o coordenador. “Agradeço muito a oportunidade. Tenho orgulho de ser Kadiwéu, esse artesanato representa muito minha comunidade, minha cultura. Fico muito feliz de ser respeitada e ter nosso trabalho valorizado”, afirmou Creuza Virgílio.

A pesquisa é desenvolvida pela UFMS com fomento e parceria da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Universidade de Manitoba, do Canadá. “O projeto prevê ainda mobilidade acadêmica e a revitalização do centro de cultura da aldeia. Vamos também ampliar o projeto para as etnias Terena e Kinikinawa”, informou o coordenador.

Programação – O Conecta 2020 UFMS tem continuidade no período vespertino com o painel “Estratégias Nacionais e Regionais para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação aplicadas à realidade do Mato Grosso do Sul”. O Deputado Federal Edinho Bez irá falar sobre a “Integração Logística Internacional: como a Ciência, Inovação e Tecnologia pode acelerar o processo” e o Secretário do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Jaime Verruck irá falar sobre o “Impacto do Corredor Rodoviário Bioceânico para o MS e Brasil”.

O evento é promovido pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais da UFMS (Aginova), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC).

Texto e fotos: Ariane Comineti