Programa de Educação Ambiental aborda as mudanças climáticas e a gestão de resíduos

Em parceria com a UFMS, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) abre inscrições para a formação de professores do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, com o tema Mudanças climáticas e a gestão compartilhada de resíduos sólidos. A iniciativa gratuita, com certificação e vagas limitadas, será realizada no dia 22 de maio, com quatro turmas em diferentes horários: às 8h, 10h30, 13h30 e às 16h, no Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas aqui.

A criação da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids) marca um avanço estratégico na institucionalização das pautas ambientais, sociais e de sustentabilidade. “Essas iniciativas têm um papel fundamental em Mato Grosso do Sul, pois dialogam diretamente com os desafios regionais relacionados à conservação ambiental, uso sustentável dos recursos naturais e à formação cidadã crítica e engajada. A UFMS, como instituição pública, assume o papel de liderança na promoção de uma cultura de sustentabilidade, servindo como referência e multiplicadora de boas práticas em todo o Estado”, ressalta a pró-reitora Vivina Sol. “As parcerias permitem o compartilhamento de conhecimentos, recursos técnicos e humanos, além de fomentar uma rede de cooperação capaz de fortalecer políticas públicas, gerar impacto social positivo e promover práticas mais sustentáveis dentro e fora da Universidade”, complementa.

“A parceria com o inpEV fortalece o compromisso da UFMS com a educação ambiental e a gestão responsável de resíduos sólidos. Por meio do acordo de cooperação que a UFMS celebrou com o Instituto e da formação oferecida aos professores da Educação Básica e membros da nossa comunidade acadêmica, ampliamos o alcance de ações sustentáveis dentro e fora da Universidade, contribuindo para a conscientização e o engajamento da comunidade escolar e acadêmica frente aos desafios das mudanças climáticas”, ressalta o diretor de Sustentabilidade da Procids, Leonado Chaves.

O curso é voltado a professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental e equipes pedagógicas de escolas públicas e privadas de Campo Grande, além de docentes e estudantes da UFMS. Durante a formação, os educadores terão acesso a sequências didáticas inovadoras, experiências científicas e jogos colaborativos, como o Amigos do Clima, todos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A facilitação do curso será realizada por Sheila Ceccon, engenheira agrônoma, especialista em Horticultura pela Universidade de Pisa, Itália, e mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas. Os inscritos terão acesso a materiais didáticos exclusivos, sugestões de atividades práticas e recursos para aplicação em sala de aula. Além da capacitação, o programa promove concursos de desenho e redação, valorizando e premiando alunos, professores e escolas na produção de trabalhos relacionados ao tema de cada edição, sendo classificados em etapas local e nacional.

PEA Campo Limpo

Criado pelo inpEV, o PEA Campo Limpo é uma iniciativa que busca contribuir para o fortalecimento da consciência ambiental de estudantes de todo o Brasil, abordando o desafio dos resíduos sólidos a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”. O programa oferece uma abordagem lúdica, dinâmica e prática, por meio da distribuição de kits pedagógicos alinhados à BNCC, que incluem cadernos temáticos, jogos colaborativos e pôsteres.

Desde sua criação, o programa já impactou mais de 2,8 milhões de alunos e professores, consolidando-se como uma referência em educação ambiental no Brasil. Somente em 2024, foram beneficiadas cerca de 310 mil pessoas, por meio da distribuição de kits educacionais e aplicação em sala de aula, a fim de promover a conscientização de alunos e suas famílias sobre a correta destinação de resíduos sólidos produzidos em ambientes urbanos e rurais. “O PEA Campo Limpo conecta conceitos e prática, mostrando que pequenas mudanças de atitude podem gerar impactos significativos para o futuro. É por meio da educação ambiental que formamos cidadãos conscientes, engajados na transformação socioambiental de suas comunidades”, destaca a coordenadora de educação do inpEV, Fernanda Cardozo.

Sistema Campo Limpo

Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou, adequadamente, mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Só em 2024, foram 68,5 mil toneladas. O programa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (indústria fabricante/registrante, canais de distribuição e agricultores), com apoio e fiscalização do poder público. Reúne mais de 256 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o país, de acordo com o Censo Agrícola de 2017, com 411 unidades de recebimento, onde os agricultores podem devolver as embalagens vazias.

Texto: Thalia Zortéa, com informações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias