Professores, técnicos e estudantes de pós-graduação podem se inscrever como avaliador no Integra UFMS 2021

Estão abertas até 30 de agosto as inscrições para atuar como avaliador no Integra UFMS 2021, maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, realizado on-line de 13 a 17 de setembro.

Podem se cadastrar professores do Ensino Superior de instituições públicas e privadas de todo o Brasil, estudantes de pós-graduação e técnicos da UFMS, e graduados com experiência como extensionista. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Avaliação de Feiras e Eventos Científicos (Safec), em safec.ufms.br.

Os novos candidatos devem criar uma conta na Área de Avaliadores, já no caso de pessoas que atuaram como avaliadores no ano passado, não é necessário recadastro, pois a comissão organizadora enviará por e-mail uma solicitação de confirmação caso desejem contribuir novamente.

No Integra serão apresentados trabalhos técnicos, científicos, culturais e artísticos desenvolvidos por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMS, e a Comissão Científica do evento será responsável pela atribuição dos trabalhos aos avaliadores, segundo as áreas de atuação declaradas no momento do cadastro.

De acordo com o coordenador do Integra UFMS, Auri Frübel, a lista de trabalhos de cada um dos avaliadores ficará disponível no sistema e cabe a eles acessar o site do evento para buscar o resumo e o vídeo dos trabalhos sob sua responsabilidade. “Uma vez inscrito, em até uma semana antes do evento o avaliador poderá conferir os trabalhos que serão avaliados, no próprio Safec”, explica.

O Safec é um sistema pioneiro para avaliação de feiras e eventos científicos, desenvolvido no Campus de Ponta Porã (CPPP) em uma parceria entre os grupos Fábrica de Softwares, PET-Fronteira, Nerds da Fronteira e Fetec-MS. Desde 2020, o sistema é utilizado no Integra.

“O Safec teve início como uma das ações do grupo Nerds da Fronteira e surgiu com o objetivo de apoiar a Fetec-MS. Na ocasião, junto ao grupo Arandú, coordenado pelo professor Ivo Leite, criamos o sistema que possibilitou a otimização do processo de avaliação dos trabalhos, já que os resultados estão disponíveis imediatamente”, explica o professor da Faculdade de Computação Amaury Castro.

Todas as informações sobre o Integra UFMS 2021 podem ser acessadas em integra.ufms.br.

Texto: Leticia Bueno