Professores e Reitor da UFMS recebem homenagem pelo Dia da Educação Superior

O Dia da Educação Superior foi celebrado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na manhã desta segunda-feira, 21. Em sessão solene foram entregues a Medalha Darcy Ribeiro e a Comenda Pedro Pedrossian.

Da UFMS, foram homenageados com a Comenda Pedro Pedrossian, o reitor Marcelo Turine, o professor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), José Marcato Junior e a professora aposentada Ordália Alves de Almeida. “Estamos comemorando hoje o empenho de grandes cientistas e líderes para formar profissionais qualificados e comprometimento com o nosso estado. Parabéns a todos os nossos educadores e gestores”, disse Turine.

Professor José Marcato Junior (Centro)

As honrarias foram concedidas a 15 personalidades de carreiras acadêmicas, professores, pesquisadores, técnicos, servidores, funcionários e dirigentes, que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão nas instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul.

Familiares representaram a professora aposentada Ordália Alves de Almeida

O governador Reinaldo Azambuja enalteceu o trabalho dos profissionais homenageados. “Quero deixar aqui o meu agradecimento pelo trabalho realizado por todos vocês que contribuem permanentemente para o progresso da sociedade. Parabéns aos homenageados e homenageadas que muito bem representam a Educação de Mato Grosso do Sul”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa, ressaltou o papel fundamental da Educação para o desenvolvimento do estado. “Aqui o que nos une é a Educação. O povo de Mato Grosso do Sul procura o conhecimento e as universidades estão cumprindo seu papel. Essa junção de forças só vem a colaborar com a Educação do nosso estado”.

A professora Maria Leda Pinto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) discursou representando os homenageados.  “As pessoas que recebem hoje as homenagens têm o compromisso que as levou a darem o seu melhor ao longo de suas carreiras, a cumprirem com seu dever. Por outro lado, maior que a condecoração, essas medalhas trazem consigo o peso da responsabilidade, elas nos colocam em uma vigília constante para continuarmos sendo merecedores destra honraria”.

Receberam a Comenda Pedro Pedrossian o reitor Marcelo Turine, o reitor da UEMS, Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho; o secretário adjunto de Educação, Édio Castro; Célio Villela de Andrade, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); Prof Dra. Ordalia Alves de Almeida (UFMS), Maria Aparecida Bolzan, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Prof. Dra. Maria Leda Pinto, da UEMS, Reni Domingos dos Santos, da Uniderp/ Anhanguera e Heitor Romero Marques, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Já a Medalha Darcy Ribeiro foi concedida a Elcio Ferreira dos Santos, do IFMS, ao Prof. Dr. Élcio Ferreira dos Santos, Rafael Tavares Peixoto, da UFGD, Jandira Catarina Rocha, da UEMS, Prof. Dra. Rosemary Matias, da Uniderp, e Prof. Dra. Maria Augusta de Castilho.

O reitor da UEMS, Laercio Carvalho, assume o Crie-MS

Os homenageados foram indicados pelo Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), quando foi dada a posse à nova direção, que será presidida pelo reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, e o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados, Jones Dari Goettert, como vice-presidente.

Emocionado, o reitor da UEMS agradeceu o empenho dos pais para que ele pudesse concluir o Ensino Superior. “Acreditar na Educação vale a pena. Sou filho de trabalhador da roça e de uma mulher do lar, e eles nunca desistiram de incentivar os filhos para o estudo. Temos hoje um grande desafio, e defendemos entre outras pautas,  a priorização e  a expansão do acesso e da permanência dos estudantes no Ensino Superior”.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia:

Texto: Crislaine Oliveira

Fotos: assessoria do deputado Paulo Corrêa