Professores e estudantes do Campus de Coxim recebem homenagem por atuação no combate à Covid-19

As professoras Soraia Geraldo Rozza Lopes e Ana Patrícia Araújo Torquato, além dos acadêmicos do Curso de Enfermagem do Campus de Coxim foram homenageados pela Câmara de Vereadores local, na terça-feira, 26. Eles receberam moção de congratulação por terem contribuído nas ações de combate à Covid-19. A homenagem foi proposta pelos vereadores Abílio Vaneli e William Meira e entregue em solenidade realizada na Casa de Leis.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Kátia Mota, explicou que o trabalho foi realizado como parte do projeto Enfermagem Teoria e Prática, coordenado pelas duas professoras homenageadas, e desenvolvido durante a campanha de vacinação. “Os estudantes participaram com preenchimento de fichas, orientações e também aplicaram a vacina. Estiveram envolvidos estudantes desde os primeiros semestres até os concluintes”.

Ainda segundo a coordenadora, o trabalho teve início em outubro de 2020 e ainda segue. Para ela, o reconhecimento dos parlamentares incentiva ainda mais a dedicação dos estudantes. “Essa homenagem representa um importante reconhecimento no trabalho junto à comunidade coxinense. Especialmente para as coordenadoras do projeto que, com os acadêmicos, estiveram engajadas na campanha desde o início e foram peças essenciais para o sucesso da campanha. Eu reforço que ações como essa representam grande exemplo da importância da participação da Universidade junto à comunidade externa”, disse Kátia Mota.

Outros câmpus

As ações de combate à Covid-19 também envolveram estudantes de cursos da área da saúde de outros câmpus da Universidade, como Três Lagoas e Campo Grande.  Os acadêmicos atuaram na campanha de vacinação ou atendimento aos pacientes, voluntariamente ou nas disciplinas de estágio supervisionado e obrigatório, acompanhados por profissionais do serviço de saúde e professores do curso.

Em Três Lagoas, estudantes do nono e décimo semestres atuaram em serviços de Unidades Básicas de Saúde e também no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Em Campo Grande, uma das ações ocorreu por meio de parceria entre a UFMS e a Secretaria Municipal de Saúde, permitindo a atuação voluntária dos estudantes de cursos da área da saúde na vacinação.

Texto: Christiane Reis

Fotos: Arquivo pessoal