Professora organiza obra sobre educação matemática inclusiva

As docentes Fernanda Malinosky (UFMS) e Ivete Maria Baraldi (UNESP-Bauru) reuniram em um livro estudos e percepções sobre a “Educação Matemática Inclusiva”. O intuito foi convidar a sociedade à reflexão sobre a educação inclusiva, que vai além da integração da pessoa com deficiência no ambiente escolar. Participam como colaboradores pesquisadores de todo o Brasil.

Segundo Fernanda, que é docente do Instituto de Matemática (INMA), a inclusão diz respeito a direitos humanos e deveria ser discutida em todas as áreas, seguindo na contramão da padronização e da homogeneização dos discentes e dos docentes e do pensar uma aula diferente ou alternativa somente quando existem alunos “incluídos” na turma. “Infelizmente em 2018 ainda temos que usar a palavra ‘inclusão’ ou ‘Educação Inclusiva’ como se fosse uma parte da Educação e na realidade não é, devemos pensar em todos os alunos como pessoas heterogêneas, com hábitos e formas de aprendizado distintas. Na Educação Matemática não é diferente, faz-se necessário repensar o ensino de Matemática para todos e a formação de professores para isso, assim unimos alguns pesquisadores que discutem o tema neste livro”, explica.

Fernanda é especializada em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual e começou a trabalhar o tema em 2008, quando fazia a adaptação de recursos didáticos para alunos com deficiência visual no Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em meados de 2016 começou a pensar o livro depois de voltar do doutorado sanduíche nos Estados Unidos e receber convite da professora Celi Espasandin Lopes (UNICSUL-SP), atual vice-presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), à organização.

A obra demorou pouco mais de um ano para ser finalizada totalmente, desde o convite aos autores, aceites, escritas, revisões até a parte gráfica, e foi lançada no último dia 2 de maio, na XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, na Unesp de Marília (SP). Os interessados no livro podem entrar em contato por meio do e-mail: vendas@mercado-de-letras.com.br.

Sobre os colaboradores do livro:

Ana Maria M. R. Kaleff – Doutora em Educação, Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Clélia Maria Ignatius Nogueira – Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; docente do Centro de Estudos Superiores de Maringá/Unicesumar.

Edinéia Terezinha de Jesus Miranda – Mestre em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru/SP. Professora da Rede Municipal de Ensino de Bauru/SP.

Elielson Ribeiro de Sales – Doutor em Educação Matemática. Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará, Belém, PA.

Eunice Maria Figueira Cajango – Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (IEMCI/UFPA).  Professora da Secretaria de Educação do Pará. Belém, PA.

Fábio Alexandre Borges – Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá/UEM; docente da Universidade Estadual do Paraná/Câmpus de Campo Mourão.

Ivete Maria Baraldi – doutora em Educação Matemática; professora na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/ Bauru).

Miriam Godoy Penteado – Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas  (Unicamp)  e  Livre  Docente  pela  Universidade  Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho” (Unesp); professora na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/ Rio Claro).

Renato Marcone – Doutor em Educação Matemática; Docente Universidade Federal de São Paulo/Unifesp.

Vanessa de Paula Cintra – Doutora em Educação Matemática; professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).